SportsEye
·27 juillet 2025
Barcelona define o futuro da camisa mais valiosa do mundo

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·27 juillet 2025
O FC Barcelona prepara-se para iniciar negociações decisivas com a Spotify para redefinir um dos contratos de patrocínio mais valiosos do futebol, segundo o Mundo Deportivo. O acordo atual com o serviço sueco de streaming, válido até 30 de junho de 2026, garante ao clube cerca de 65 milhões de euros por temporada, valor que, com bônus, pode chegar a 70 milhões anuais. Além disso, o naming rights do Camp Nou rende 5 milhões por campanha até 2026 e, a partir daí, sobe para 20 milhões anuais até 2034 com a entrega das obras do novo estádio.
A parceria entre Barcelona e Spotify, aprovada em abril de 2022, é considerada positiva por ambas as partes, especialmente pela ausência de desgastes reputacionais e pela projeção global da empresa sueca. Contudo, com a proximidade do fim do contrato principal de camisa, o entendimento interno do clube é de que a marca Barça alcançou novo patamar comercial. Estudos do setor comercial calculam que, atualmente, a camisa azul-grená já vale cerca de 120 milhões de euros por temporada—bem acima dos 80 milhões previstos para um possível cenário de renovação unilateral pelo patrocinador até 2034.
O desejo da Spotify, liderada por Daniel Ek, é que o atual acordo seja prorrogável unilateralmente, primeiro até 2030 e depois até 2034, com acréscimos progressivos de 10 milhões de euros. Se isso for seguido à risca, a empresa pagaria 70 milhões anuais de 2026 a 2030 e depois 80 milhões até 2034. No entanto, a diretoria catalã avalia que, diante do fortalecimento da imagem institucional do clube nos últimos anos, impulsionado por ícones como Lamine Yamal e pelo sucesso esportivo do time feminino—três títulos da Champions League e quatro Bolas de Ouro recentes—, já existe um consenso de que o valor de exposição global supera os números oferecidos pela Spotify.
Dentro do clube, há percepção de que outras grandes empresas demonstram interesse em assumir a frente do uniforme, caso a negociação com a Spotify não evolua nos termos projetados. O Barcelona, inclusive, aponta disposição para escutar alternativas, tal como fez anteriormente com Puma antes de renovar o vínculo com a Nike.
Outro trunfo da instituição é o engajamento da geração mais jovem de atletas, especialmente do elenco masculino, muitos deles alinhados ao universo musical promovido pela Spotify e abertos a ativa participação em campanhas publicitárias, fortalecendo a sinergia da parceria.
Para os próximos meses, a prioridade do Barcelona será garantir que o novo acordo de patrocínio da camisa seja condizente com o valor de exposição atual da marca, explorando ao máximo o interesse do mercado e não descartando abrir conversas com potenciais novos patrocinadores caso o impasse se prolongue.
Fonte: Mundo Deportivo.
Photo by Eric Alonso/Getty Images
Direct
Direct
Direct