Esporte News Mundo
·19 décembre 2025
Bastidores da CBF indicam favorita para sediar final única da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·19 décembre 2025

Brasília desponta como o plano A da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para receber a primeira final única da Copa do Brasil, prevista para 2026, que marcará a estreia do novo formato do torneio.
A entidade ainda não oficializou a sede, mas nos bastidores já existe uma clara preferência. A informação foi apurada pelo jornalista Leonardo Lourenço, do Globo Esporte.
O Estádio Mané Garrincha é apontado como o principal candidato. Uma ala influente de dirigentes da CBF defende não apenas que Brasília seja escolhida para 2026, mas também que o local passe a sediar de forma permanente a final da competição. A proposta ainda está em fase inicial, mas conta com apoios relevantes dentro da confederação.
Entre os argumentos favoráveis estão a neutralidade do estádio, a infraestrutura considerada de alto nível e a capacidade superior a 72 mil torcedores, herdada da reforma para a Copa do Mundo de 2014. Além disso, dirigentes citam a posição geográfica da capital como facilitadora para o deslocamento das torcidas, bem como a ampla oferta de voos e rede hoteleira.
A edição de 2026 da Copa do Brasil será a primeira com final disputada em partida única, seguindo modelo já adotado pela Conmebol em competições como Libertadores e Sul-Americana. A decisão também terá um caráter simbólico, pois encerrará oficialmente a temporada do futebol brasileiro, com data prevista para 6 de dezembro.
Nos últimos anos, o torneio ganhou ainda mais relevância entre os clubes, impulsionado pelo aumento significativo da premiação. O campeão da atual edição, que será definido no domingo (21), no Maracanã, após o confronto entre Vasco e Corinthians, vai embolsar R$ 77 milhões apenas pelo título. Somadas as fases anteriores, os finalistas já acumularam cerca de R$ 20 milhões em premiações.
A Copa do Brasil de 2026 também será ampliada em número de participantes. Ao todo, 126 equipes disputarão a competição, contra 92 na edição atual. Os 20 clubes da Série A entrarão diretamente na quinta fase, a última antes das oitavas de final. As quatro fases iniciais serão disputadas em jogo único, enquanto da quinta fase até a semifinal os confrontos seguirão em ida e volta.
Além do título nacional, o torneio seguirá garantindo vagas na Libertadores do ano seguinte: o campeão assegura presença direta na fase de grupos, enquanto o vice-campeão disputa as fases preliminares do principal torneio continental.









































