Zerozero
·9 juillet 2025
Benfica volta a apostar em lateral espanhol: como joga Obrador?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9 juillet 2025
A tendência de apostas em laterais esquerdos espanhóis vai continuar na Luz, com Rafael Obrador fechado para ser novo jogador do Benfica.
Com 21 anos, Obrador era acompanhado pelas águias há algum tempo. Internacional jovem por Espanha, vai chegar aos encarnados por uma verba a rondar os cinco milhões de euros, com o Real Madrid a garantir uma cláusula de recompra.
Na última época, o internacional jovem esteve emprestado ao Deportivo pelos Merengues. Conheça neste artigo o seu percurso e como joga.
Natural de Maiorca, maior ilha do arquipélago espanhol das Baleares, a aventura de Obrador no futebol começou no modesto CE Campos. Em 2014, aos 10 anos, deu o salto para o Mallorca e por lá fez quase toda a formação.
Surpreendentemente, em tempos de pandemia, o lateral fez a sua estreia na La Liga em julho de 2020, com alguns minutos somados na última jornada da competição em Pamplona.
Um momento especial com apenas 17 anos, mas que não teve continuidade na época seguinte. No verão de 2022, Rafa acaba por mudar-se para a capital e integrar a equipa B do Real Madrid, espaço competitivo em que foi titular durante duas épocas.
Destaca-se também no percurso do próximo lateral encarnado a presença regular nas seleções jovens espanholas, dos Sub-15 aos Sub-19. Desde outubro de 2022, porém, não voltou a representar La Roja.
Em passo natural, Obrador teve oportunidade de disputar a competitiva II Liga Espanhola em 2024/25, com um empréstimo ao histórico Deportivo.
Sentiu alguns desafios com o mais exigente nível competitivo, mas acabou por ser titular ao longo da temporada e somar 33 partidas pelo emblema galego.
Conhecido o percurso é também importante saber como joga o espanhol. A altura - 1,84m - destaca-se em Obrador, com o tipo de características que parecem também encaixar bem num central de defesa a três.
Não é um jogador muito veloz, mas tem boa capacidade de condução através da técnica do pé esquerdo e a resistência física à pressão. No capítulo ofensivo, os sinais no Deportivo geram algumas dúvidas, com o remate e o cruzamento menos afinados em comparação aos anos no Real Madrid.
Nos 56 golos apontados pelo Deportivo em 2024/25, Obrador apenas contribuiu com uma assistência. Mais influência e rasgo vai ser necessários para ter sucesso na Luz.
A nível defensivo, consegue utilizar o seu corpo e tem essa preferência nos duelos. É raro ir ao chão em tentativas de desarme e nem sempre se posiciona da melhor forma para a reação a dribles de adversários, aspeto a trabalhar.
O espanhol trata-se de um projeto a desenvolver na Luz e não parece ter, para já, argumentos de titular indiscutível. Uma boa aposta, caro leitor?