Zerozero
·9 juillet 2025
Boavista declarado insolvente e terrenos do Bessa leiloados

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9 juillet 2025
O Boavista foi declarado insolvente, esta terça-feira, pelo Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia, após a direção do clube - liderada por Garrido Pereira - ter entrado, na passada sexta-feira, com o pedido de insolvência.
A decisão foi proclamada pelo órgão competente pelas 15h00 desta terça-feira, 8 de julho. Horas antes, os terrenos do Estádio do Bessa foram leiloados por 5,55 milhões de euros.
Estes terrenos, saliente-se, incluem campos de treino, equipamentos desportivos e um parque de estacionamento subterrâneo, com uma área de 22,5 mil metros quadrados.
De acordo com a sentença, o Boavista tem, agora, 20 dias para reclamar os créditos. Uma vez que este período é contabilizado de forma contínua, se o prazo terminar num dia coincidente com as férias judiciais, então o dia limite é transferido para o primeiro dia útil seguinte.
Na noite desta terça-feira, o conjunto do Bessa pronunciou-se sobre o assunto através de um comunicado: «O Boavista FC recorreu a uma ferramenta jurídica com o objetivo de reorganizar a sua situação financeira.»
«Esta decisão foi tomada com sentido de dever, para defender o Boavista FC e garantir a honra da sua história e dos seus associados. O esforço significativo dos últimos meses, na preparação de um plano de recuperação, pode agora ser transformado em ações concretas que assegurem os interesses do Clube e dos seus credores», pode ler-se.
Recorde-se que esta decisão não está relacionada com a SAD do Boavista, que é responsável por toda a gestão do futebol profissional.
O Boavista vive, assim, um dos períodos mais conturbados da sua história, numa altura em que a validação da inscrição na Liga 3 pela FPF encontra-se, ainda, pendente.