Bola de Prata: Paulo Henrique, do Vasco, é eleito melhor lateral-direito do Brasileirão | OneFootball

Bola de Prata: Paulo Henrique, do Vasco, é eleito melhor lateral-direito do Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·8 décembre 2025

Bola de Prata: Paulo Henrique, do Vasco, é eleito melhor lateral-direito do Brasileirão

Image de l'article :Bola de Prata: Paulo Henrique, do Vasco, é eleito melhor lateral-direito do Brasileirão

O lateral-direito Paulo Henrique, do Vasco, encerrou 2025 em alta ao ser escolhido como o melhor da posição no Brasileirão pelo Prêmio ESPN Bola de Prata. A conquista consolida a temporada do camisa 96, que foi peça-chave na campanha do clube carioca.

Com o troféu, o jogador recolocou o Cruz-Maltino na seleção da premiação após um longo período de ausência. A última aparição da equipe havia sido em 2011, com Fernando Prass e Dedé na lista de destaques da Série A. Desde então, apenas Martín Benítez havia sido lembrado, mas pelo Gol Mais Bonito em 2020.


Vidéos OneFootball


PH ainda colocou fim a uma marca histórica para o clube. Desde 1989, com Mazinho, o Vasco não emplacava um lateral na seleção do Bola de Prata.

Temporada de destaque pelo Vasco

Líder de assistências do Vasco na Série A, com oito passes para gol, o defensor foi determinante pelo lado direito. O protagonismo também rendeu duas convocações seguidas para a seleção brasileira comandada por Carlo Ancelotti.

Paulo Henrique foi titular da seleção em amistoso contra o Japão, quando balançou a rede na derrota por 3 a 2, em Tóquio. O desempenho manteve sua boa imagem com a comissão técnica da Amarelinha.

A evolução do atleta, no entanto, não se resume a 2025. Desde o segundo semestre de 2023, PH se tornou peça essencial no Vasco, incluindo a assistência decisiva para Serginho no gol que assegurou o clube na elite.

Carreira de Paulo Henrique

Meses antes de se firmar, o lateral esteve próximo de sair para o Vitória, mas permaneceu no Rio de Janeiro. A decisão mudou seu rumo profissional, já que o jogador ganhou minutos, assumiu a titularidade e se consolidou no elenco principal.

Natural de Sete Barras, interior de São Paulo, o atleta foi formado no Londrina, no Paraná. Quase toda sua trajetória se desenvolveu no Sul, onde amadureceu como jogador.

Em 2023, PH chegou ao Atlético-MG, mas não teve sequência antes de desembarcar em São Januário. No Vasco, encontrou estabilidade, ganhou espaço e transformou-se em um dos nomes mais regulares do elenco em 2025.

À propos de Publisher