Borja Sainz a dobrar: versão «extremo goleador» veio para ficar? | OneFootball

Borja Sainz a dobrar: versão «extremo goleador» veio para ficar? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·7 novembre 2025

Borja Sainz a dobrar: versão «extremo goleador» veio para ficar?

Image de l'article :Borja Sainz a dobrar: versão «extremo goleador» veio para ficar?

Nos últimos dois encontros que realizou, o FC Porto triunfou em casa sobre o SC Braga (2-1) e empatou nos Países Baixos com o FC Utrecht (1-1). Competições diferentes, resultados distintos e sensações díspares, mas com um denominador positivo comum: Borja Sainz.

O extremo espanhol esteve em grande destaque nessas duas partidas, ao apontar dois golos decisivos para os dragões conquistarem pontos. Para o campeonato, o avançado até começou no banco de suplentes, mas foi lançado depois da hora de jogo. Mais tarde, antecipou-se ao compatriota Víctor Gómez, antes de se isolar e bater Lukas Hornicek. Na Liga Europa, fez o gosto ao pé através de uma recarga, numa altura em que os azuis e brancos estavam em desvantagem no marcador.


Vidéos OneFootball


Assim, o camisola '17' chegou aos quatros golos esta temporada, onde junta ainda duas assistências. Segundo os dados do nosso PlaymakerStats, o remate certeiro contra o conjunto neerlandês foi o seu primeiro tento numa prova da UEFA. Para além disso, foi a primeira vez que marcou em jogos consecutivos desde que chegou à Invicta - a última vez que o tinha conseguido foi em março, quando ainda jogava no Championship, ao serviço do Norwich.

Magia nos Canaries

Uma das primeiras contratações do FC Porto no passado mercado de transferências foi precisamente Borja Sainz. As duas boas épocas nos Canaries convenceram os responsáveis azuis e brancos a desembolsarem mais de 13 milhões de euros pelo passe do jogador.

A melhor temporada na carreira foi mesmo a transata, onde apontou 19 finalizações para o fundo das redes e quatro passes para golo. No entanto, essa época pode ser vista como uma faca de dois gumes, visto que é possível fazer um paralelismo entre as duas partes de 2024/25. Isto porque, até à 18ª jornada do segundo escalão do futebol inglês, o extremo faturou por 15 vezes - 16 com a participação na Carabao Cup.

Depois de 13 jogos em branco, o espanhol voltou aos golos em duas partidas seguidas - a tal última vez já referida -, antes de também marcar no último jogo do campeonato. Curiosamente, e após o apagão de um momento para o outro, ficou em segundo lugar na lista de melhores marcadores do Championship, apenas atrás dos 19 tentos de Joël Piroe.

Borja reforçou os dragões com o estatuto de «extremo goleador», mas essa vertente tem demorado a aparecer. Francesco Farioli, treinador portista, tem demonstrado imensa confiança no espanhol, dando-lhe a titularidade no lado esquerdo do ataque. Ainda assim, só tinha faturado - e a dobrar - no encontro relativo à terceira jornada da Liga Portugal, na vitória por 4-0 frente ao Casa Pia AC

 Após mais um longo período de seca, acabou por ser suplente no último jogo do campeonato, com os efeitos a serem positivos, visto que entrou e marcou. Na antevisão à partida com o FC Utrecht, o espanhol desvalorizou as críticas de que tinha sido alvo até então: «Trabalho todos os dias para fazer o que o mister me pede. O que me importa é a equipa e dou pouca importância a isso.»

Já depois do encontro, mostrou-se satisfeito por voltar a faturar, apesar do resultado não ter sido o pretendido: «Sinto-me muito contente por marcar com esta camisola, mas é um sabor agridoce por não levarmos os três pontos. É um ponto, teremos jogos da Liga Europa em nossa casa e queremos dar os três pontos aos nossos adeptos.»

Azul e Branco no coração

Farioli considerou mesmo que Borja «esteve bem e que teve um bom impacto». Essa capacidade de impactar está diretamente ligada às características do jogador. Combativo, esforçado, pressionante são a melhor forma de descrever o espanhol, que quando tem espaço para romper nas costas e oportunidade de jogar mais perto da baliza, pode fazer a diferença.

Numa entrevista recente à revista Dragões, o avançado revelou como tem sido trabalhar com o técnico italiano, abordando o papel do mesmo na sua evolução.

«É muito exigente como todos podem ver, gosta de trabalhar, tem a sua equipa técnica muito bem trabalhada, transmite-nos as ideias de forma muito clara e toda a gente está muito feliz com ele. Aprendi muitas coisas. Já me tinham dito que era muito bom e que gostava de trabalhar muito, mas desde o primeiro dia, quando falei com ele, senti essa confiança. Aprendo todos os dias e ainda quero aprender muito mais», afirmou, tendo-se já assumido como portista.

«Somos uma família que está lá quando alguém precisa, esteja bem ou mal, e acho que isso é o mais importante, porque no dia a dia os colegas são quem te rodeia. Digo muito isso aos meus pais, digo-lhes que me sinto em casa, porque, na verdade, tenho muitos espanhóis aqui também, mas não se trata disso. Estou muito feliz, não só porque estamos a ganhar e a treinar bem diariamente, mas pela família que somos. Ajudaram-me desde o primeiro dia, tenho tudo aqui, esses pequenos detalhes fazem a diferença. Estou realmente muito feliz», declarou, já rendido ao emblema nortenho.

«É o maior clube em Portugal, sempre vi jogarem aqui grandes jogadores e ganharem títulos muitos importantes, então nem pensei quando recebi a chamada. Disse logo ao meu agente que queria vir para cá e ganhar títulos», garantiu o atleta de 24 anos.

Formado no Alavés, conta ainda com passagens pelo Real Zaragoza e pelo Giresunspor. Com três internacionalizações pelas camadas jovens da Espanha - onde somou dois golos -, o sonho de representar a seleção principal continua bem vivo: «Claro que gostaria de jogar o Mundial, é um sonho, mas para já estou focado em trabalhar diariamente, que é o mais importante. Se chegar esse momento, muito bem, mas se não chegar vou continuar a trabalhar para que um dia aconteça.»

Sempre com a mentalidade certa, Borja Sainz continua focado em mostrar a sua melhor versão, a de goleador. Com o momento de forma atual, a expectativa de continuidade está bem presente na cabeça dos adeptos portistas.

À propos de Publisher