Fala Galo
·20 septembre 2025
Botafogo x Atlético: confira todos os detalhes, desfalques, possíveis escalações e arbitragem

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·20 septembre 2025
Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
Apesar de estarem em posições completamente opostas na tabela do Brasileirão, Atlético e Botafogo vivem uma má fase que parece não ter fim e se enfrentam, neste sábado (20), às 18h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em duelo válido pela 24ª rodada. Confira como chegam as equipes, os desfalques e as prováveis escalações!
O Atlético chega para o confronto precisando da vitória para se afastar de vez da zona de rebaixamento. O Galo está na décima terceira colocação, com 25 pontos, três a mais que o Vitória, primeira equipe no Z4. O time não vence há 47 dias. O último triunfo foi no dia 03 de agosto, quando venceu o RB Bragantino por 2 a 1, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
De lá para cá, foram mais cinco jogos, com dois empates e três derrotas (duas fora de casa e uma como mandante). Desde a pausa para a Copa do Mundo de Clubes FIFA, o Galo tem o pior desempenho entre os 20 clubes da Série A.
Para encerrar o jejum, o técnico Jorge Sampaoli deve escalar força máxima. Junior Alonso, que cumpriu suspensão contra o Santos, volta ao time. Já Hulk, reserva por boa parte da partida contra Club Bolívar, deve começar como titular.
O treinador argentino terá uma baixa importante: Tomás Cuello. O atacante sofreu uma fratura na fíbula e rompimento dos ligamentos do tornozelo da perna esquerda, na partida dessa quarta, e está fora do restante da temporada. Inclusive, Cuello vai fazer exames complementares em Belo Horizonte para definir o plano de tratamento cirúrgico.
Além do atacante argentino, ainda estão no Departamento Médico: Saravia, Patrick, Caio Maia e Cadu. O zagueiro Ruan Tressoldi, segue em transição física. Já o volante Alexsander será desfalque, pois tomou o terceiro cartão amarelo na última rodada, e portanto, está suspenso do duelo contra o Botafogo.
Sendo assim, o provável Atlético para enfrentar o Botafogo tem: Everson; Natanael, Vitor Hugo, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera, Alan Franco; Gustavo Scarpa, Hulk e Rony. Técnico: Jorge Sampaoli.
Apesar da quinta colocação, com 36 pontos, o Botafogo vive sequência ruim na temporada. Dos últimos oito jogos, o clube carioca conquistou somente uma vitória. Foi eliminado nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores para a LDU de Quito. Na última rodada, empatou contra o Mirassol por 3 a 3, após abrir três gols de vantagem.
Para a partida contra o Galo, o técnico Davide Ancelotti segue sem poder contar o zagueiro Bastos e o atacante Nathan Fernandes, ambos lesionados. O meia Jordan Barrera está com a seleção colombiana sub-20. Além disso, tem nove atletas pendurados para o duelo: Mateo Ponte, Newton, Montoro, Marçal, Cuiabano, Barboza, Santi Rodríguez, Danilo e Matheus Martins.
Portanto, o provável Botafogo para encarar o Atlético tem: Léo Linck; Vitinho, Kaio Pantaleão, Barboza e Alex Telles; Newton e Marlon Freitas; Santi Rodríguez, Savarino e Montoro (Jeffinho); Chris Ramos. Técnico: Davide Ancelotti.
O árbitro da partida será Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Fabrini Bevilaqua Costa e Luiz Alberto Andrini Nogueira. Já Thiago Duarte Peixoto será o responsável por comandar o VAR. Ambos são da Federação Paulista. A partida terá transmissão exclusiva do Amazon Prime Vídeo (Streaming).
Botafogo e Atlético já travaram inúmeros duelos decisivos ao longo da história. Como a polêmica partida que eliminou o Galo nas quartas de final da Copa do Brasil, em 2007. Na ocasião, o árbitro Carlos Eugênio Simon deixou de marcar um pênalti em cima de Tchô, terminando a partida minutos depois.
Meia-atacante Tchô foi derrubado na área pelo zagueiro Alex Bruno, mas o árbitro Carlos Eugênio Simon mandou o lance seguir – Foto: Reprodução
Ao todo, foram 117 jogos entre as duas equipes, com 37 vitórias do Atlético, 27 empates e 53 vitórias do Botafogo. Pelo Brasileirão, foram 30 jogos, 21 vitórias do Galo, 15 empates e 24 vitórias do Botafogo. Jogando no Rio de Janeiro, a equipe mineira venceu apenas 9 vezes e perdeu 29.
Curiosamente, a maior goleada do Galo aconteceu jogando na capital carioca. No dia 18 de agosto de 1999, o Glorioso venceu a equipe da estrela solitária por 5 a 1, no Brasileirão daquele ano. A partida foi disputada no Estádio Caio Martins.
Já a maior goleada do Botafogo aconteceu quatro anos antes, no dia 12 de novembro de 1995, no Maracanã. Os cariocas venceram por 5 a 0, e inclusive, conquistaram o campeonato naquele ano, vencendo o Santos na final.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct