Gazeta Esportiva.com
·25 octobre 2025
Botafogo x Santos pelo Brasileirão: onde assistir ao vivo, estatísticas, histórico e escalações

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·25 octobre 2025

Botafogo e Santos se enfrentam neste sábado, em duelo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
O Botafogo não passa por um grande momento, mas figura na parte de cima da tabela de classificação. O Glorioso aparece na sexta posição, com 46 pontos conquistados.
Nas últimas cinco rodadas, o Alvinegro carioca somou duas vitórias e amargou três derrotas. No último jogo, porém, o time botafoguense se recuperou após dois reveses consecutivos e venceu o Ceará, por 2 a 0, no Castelão.
Assim como o Botafogo, o Santos também vive um momento de oscilação no Campeonato Brasileiro. O Peixe está em situação delicada na tabela de classificação e ocupa a 16ª colocação, com 31 pontos – mesma pontuação do Vitória, que abre a zona de rebaixamento neste momento.
O Alvinegro Praiano amargou duas derrotas, dois empates e somou apenas uma vitória nas últimas cinco rodadas. Além disso, a equipe santista chega com a confiança em baixa após o revés para o Vitória por 1 a 0, em plena Vila Belmiro, no confronto direto contra o rebaixamento.
O histórico do confronto entre as equipes aponta para um leve favoritismo do Santos. Os números registrados pela plataforma Ogol, especializada em estatísticas, apontam para 102 embates no total, com 40 vitórias do Santos contra 31 vitórias a favor do Botafogo, além de 31 empates.
No retrospecto mais recente, porém, quem tem levado a melhor é o Botafogo. Nos últimos dez encontros entre as equipes, o Glorioso somou quatro vitórias, enquanto o Santos conquistou dois triunfos. O confronto ainda reservou outros quatro empates.
O último embate entre Botafogo e Santos aconteceu no último dia 1º de junho deste ano, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Alvinegro carioca saiu vitorioso por 1 a 0, com gol de Artur na reta final. Neymar ainda foi expulso.

(Foto: Vitor Silva/Botafogo)
O Botafogo tem campanha de altos e baixos na atual edição do Brasileirão, mas conseguiu mostrar constância suficiente para se manter no G6. Em 29 jogos, o Glorioso acumula 13 vitórias, sete empates e nove derrotas, somando 52,87% de aproveitamento.
O Alvinegro carioca tem o sétimo melhor ataque do torneio nacional, com 39 gols marcados, além de dividir a terceira melhor defesa com o Palmeiras, com 26 sofridos. Atuando em casa, o time é o sétimo melhor mandante da Série A, com 59,5% de aproveitamento (sete vitórias, quatro empates e três derrotas).
O Santos, por sua vez, faz uma campanha ruim na Série A. Muito próximo à zona de rebaixamento, o Peixe soma oito vitórias, sete empates e 13 derrotas, totalizando 36,9% de aproveitamento. Com 28 gols marcados e 40 sofridos, a equipe está entre os oito piores ataques da competição e entre as oito piores defesas.
O Alvinegro Praiano também não sabe o que é vencer longe de seus domínios há dois meses. A última vitória do time santista fora de casa foi contra o Cruzeiro, no dia 10 de agosto, no Mineirão. O clube é apenas o 14º melhor visitante da Série A, com 28,5% de aproveitamento em tal condição – são três vitórias, oito empates e oito derrotas.
O Botafogo tem uma extensa lista de ausências para a partida, com pelo menos seis desfalques confirmados: Bastos, Neto, Nathan Fernandes, Montoro, Arthur Cabral e Kaio Pantaleão, todos entregues ao departamento médico. Danilo e Alex Telles, por sua vez, são dúvidas.
O treinador Davide Ancelotti, por outro lado, poderá contar com reforços importantes. Marlon Freitas e Barboza voltam a ficar disponíveis após cumprirem suspensão contra o Ceará. Savarino, treinando normalmente depois de sentir dores musculares, e Barrera, que retornou da Copa do Mundo sub-20, também devem retornar.
Já do outro lado, o Santos terá um desfalque de peso. O volante Zé Rafael recebeu o terceiro cartão amarelo e precisará cumprir suspensão. Com isso, uma vaga está aberta no meio-campo, com Rincón, Willian Arão, Bontempo e Victor Hugo concorrendo pelo espaço no time titular.
Além de Zé Rafael, o Peixe também segue sem poder contar com Neymar. O meia atacante trata uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita e ainda está em processo de recuperação.
Em contrapartida, o Santos poderá contar com um retorno importante no meio-campo. Trata-se de João Schmidt, que cumpriu suspensão na partida contra o Vitória e, agora, fica à disposição de Vojvoda.
Léo Linck; Vitinho, Barboza, Marçal (David Ricardo) e Cuiabano; Marlon Freitas e Allan; Artur, Savarino e Santi Rodríguez; Chris Ramos.
Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza); João Schmidt e Willian Arão (Victor Hugo); Barreal, Rollheiser e Guilherme; Lautaro Díaz.
Direct


Direct







































