Planeta Futebol Feminino
·24 octobre 2025
Brasil enfrenta a Inglaterra em amistoso em Manchester

In partnership with
Yahoo sportsPlaneta Futebol Feminino
·24 octobre 2025

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino enfrentará a Inglaterra amanhã (25) às 13h30 (horário de Brasília) em partida amistosa no Etihad Stadium, em Manchester. Será o primeiro desafio da equipe após o título da Copa América Feminina, em agosto. O jogo terá transmissão da Globo, do SporTV e da GETV.
O elenco chegou em terras inglesas entre domingo (19) e segunda-feira (20) e realizou o primeiro treino no dia seguinte, no centro de treinamento do Curzon Ashton FC, nas redondezas da região de Manchester. Nas vésperas do confronto, a equipe treinou no palco da disputa, no Etihad Stadium.

Seleção Brasileira treina no Etihad Stadium, palco do amistoso contra a Inglaterra neste sábado. Créditos: Livia Villas-Boas/CBF.
Para a meio-campista Angelina, uma das peças de confiança do treinador Arthur Elias, o confronto será um desafio para a equipe, que se prepara para receber a Copa do Mundo Feminina em casa em 2027.
A gente espera um jogo muito difícil, a Inglaterra já está no topo faz alguns anos, assistimos os jogos da Euro e sabemos da dificuldade, que elas estão muito bem esse ano. Acredito que vai ser um jogo muito difícil e com certeza a gente vai dar o nosso melhor pra sair com a vitória.
O técnico da Canarinho Arthur Elias ressalta a rivalidade que tem sido construída entre as duas equipes, principalmente após bons resultados de ambas nas principais competições da modalidade, e destaca que “o duelo vai ser muito equilibrado, muito forte fisicamente, taticamente; é bastante interessante, pois são equipes que jogam em modelos bem diferentes“.
Será um ótimo desafio para nós. A seleção da Inglaterra vive um grande momento, é a atual bicampeã europeia e vice-campeã mundial. Então, jogar contra elas, que formam um time bastante maduro, será excelente para nossas atletas e estou muito satisfeito por termos essa oportunidade logo após nossa conquista da Copa América.

A meio-campista Angelina e o técnico Arthur Elias contam as expectativas para o confronto contra as Lionesses. Créditos: Livia Villas-Boas/CBF.
Já a Seleção Inglesa também vem de título continental, após vencer a Espanha nos pênaltis na última Eurocopa, consagrando-se bicampeãs da competição sob comando da treinadora holandesa Sarina Wiegman. O elenco se reuniu no St. George’s Park, centro de treinamento oficial da Inglaterra.

Seleção Inglesa se concentra no St. George’s Park, em preparação para o amistoso contra o Brasil. Créditos: Divulgação/Lionesses.
Sarina Wiegman está empolgada em contar com o apoio da torcida nas datas FIFA de outubro e de novembro e celebra o início de um novo ciclo com novas oportunidades e objetivos:
No Brasil e na Austrália, enfrentaremos dois grandes adversários, cada um nos testando de maneiras diferentes, o que é exatamente o tipo de desafio que precisamos enquanto nos preparamos para as eliminatórias da Copa do Mundo, que começam no início do ano que vem.
Brasil e Inglaterra já se enfrentaram quatro vezes na história, com duas vitórias da Inglaterra, uma vitória do Brasil e um empate. O último confronto foi a Finalíssima em 2023, em um empate por 1 a 1, gols de Ella Toone e Andressa Alves, e vitória das Lionesses nos pênaltis por 4 a 2, diante de mais de 83 mil torcedores no Estádio de Wembley, em Londres.

Andressa Alves fez o gol no tempo regulamentar da Finalíssima em 2023. Créditos: Thaís Magalhães/CBF.
Das 24 jogadoras convocadas por Arthur Elias, apenas 12 participaram da conquista da Copa América na última data FIFA, constatando tanto o retorno de algumas jogadoras após lesões como o teste de potenciais estrelas. A atacante Bia Zaneratto é uma das atletas que retorna à equipe após recuperação física. Já a goleira Carlinha, do São Paulo, e a ponta Tainá Maranhão, do Palmeiras, são apostas desta convocação.
https://twitter.com/SelecaoFeminina/status/1976320520502309017
Para o treinador, é imprescindível que as atletas entendam claramente a função da posição que irão jogar, a interação com as companheiras e com as funções de toda a equipe, além de acreditar no plano e ter, tanto confiança como liberdade de jogo, tirando os pontos fortes das adversárias e explorar pontos observados para o encontro do caminho do gol e das melhores oportunidades.
A treinadora Sarina Wiegman convocou 24 atletas para essa data internacional. Entre elas, 20 estiveram no título europeu em julho. As estrelas Lauren Hemp, Lauren James e Leah Williamson estão fora da lista devido a lesões. As meio-campistas Laura Blindkilde Brown e Missy Bo Kearns retornam à Seleção. A defensora Millie Bright anunciou aposentadoria das Lionesses.
https://twitter.com/Lionesses/status/1978038068407066735
Na Seleção Brasileira, as meninas dos olhos de Arthur Elias são as meio-campistas Angelina e Duda Sampaio, que costumam ser titulares na equipe. Além delas, dois nomes do ataque são destaque: Luany, do Atlético de Madrid, e Dudinha, do San Diego Wave.
Não podemos esquecer de Amanda Gutierres, artilheira do Campeonato Brasileiro e da Copa América deste ano. A atacante foi a 21ª melhor jogadora da temporada segundo a votação do Ballon D’Or e foi contratada pelo time estadunidense Boston Legacy, na maior transação do futebol brasileiro. Pela Canarinho, são nove gols marcados em 12 partidas.
https://twitter.com/A_Gutierres19/status/1981807650321858966
Já na Seleção Inglesa, as Gunners Alessia Russo e Chloe Kelly são nomes relevantes do elenco, mas as jovens Michelle Agyemang, do Brighton, e Agnes Beever-Jones, do Chelsea, são grandes surpresas para esse novo ciclo das Leoas. Desde sua estreia na Seleção Principal em julho de 2024, Beever-Jones marcou seis vezes em dez jogos. Agyemang marcou duas vezes na fase mata-mata da última Eurocopa.

A atacante do Chelsea, Aggie Beever-Jones, foi eleita a artilheira das Lionesses na temporada 2024-25. Créditos: Divulgação/Lionesses.
Na Seleção Brasileira, Gio Garbelini se lesionou na partida entre Atlético de Madrid e Manchester United pela Champions League Feminina e Debinha foi convocada para substituí-la. Porém, a atacante também sofreu uma lesão no confronto entre Kansas City Current e Houston Dash no último final de semana e Isa, do São Paulo, foi convocada em seu lugar.
Nas Lionesses, a defensora Grace Fisk substitui Katie Reid e a meio-campista Jessica Naz substitui Jess Park e Grace Clinton, após lesões. Além delas, a goleira Sophie Baggaley se juntou à equipe após a titular Hannah Hampton se lesionar nas vésperas do confronto e a zagueira Lotte Wubben-Moy também está fora após um mal estar.
A partida será transmitida na TV Globo, no SporTV, e no canal do Youtube da GETV.









































