CBF
·23 septembre 2025
In partnership with
Yahoo sportsCBF
·23 septembre 2025
Na noite desta segunda-feira (22), a Seleção Brasileira realizou o primeiro treino já concentrada para a Copa do Mundo Sub-20. A atividade comandada pelo técnico Ramon Menezes aconteceu na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A sessão de treinamento foi marcada pela forte chuva, que iniciou pouco antes dos jogadores entrarem em campo.
Entre os membros da comissão técnica, vale destacar a presença de Taffarel, coordenador da preparação de goleiros da CBF, que está acompanhando a equipe durante este período na região serrana do Rio de Janeiro.
Seleção Brasileira Sub-20 realizou primeiro treino já concentrada para a Copa do MundoCréditos: Nelson Terme/CBF
Antes do treinamento, o técnico Ramon Menezes concedeu entrevista coletiva. Questionado sobre a não-liberação de alguns jogadores, o treinador ressaltou que, mesmo com algumas dificuldades, a Seleção Brasileira Sub-20 conta com uma equipe forte e atletas muito competentes.
“Eu gostaria de enaltecer muito esse grupo que foi convocado, tenho uma confiança muito grande nesses atletas. Temos essa dificuldade (de liberação de jogadores), mas por outro lado, com o nosso trabalho de observação, a gente ainda consegue fazer uma Seleção Brasileira forte e muito competitiva. A nossa responsabilidade é muito grande e a gente espera fazer uma grande competição", disse.
O último título do Brasil na Copa do Mundo Sub-20 foi em 2011, quando a equipe conquistou o pentacampeonato. A geração que conquistou a quinta estrela contava com craques como Philippe Coutinho, Oscar, Danilo, Casemiro e muitos outros.
Seleção Brasileira Sub-20 realizou primeiro treino já concentrada para a Copa do Mundo; atividade foi marcada pelas fortes chuvasCréditos: Nelson Terme/CBF
Durante a entrevista, Ramon destacou que ganhar um Mundial pode mudar a vida dos atletas convocados quando se trata de Seleção Brasileira e afirmou que tenta passar esse legado para os jogadores.
“O atleta tem que sentir o prazer de vestir a camisa da Seleção Brasileira, mas mais do que isso, tem que ganhar. Ganhar aqui dentro é muito importante. Essa geração pode ficar marcada na história da Seleção, por ter ganhado o Sul-Americano e o Mundial e ter histórico na Seleção Brasileira é muito importante", afirmou.
“O Taffarel, que é uma referência, foi campeão Sul-Americano e Mundial na Sub-20 e depois foi campeão do mundo com a Seleção Principal. O nosso trabalho é esse, de passar para os atletas a importância desse histórico pelo Brasil", completou.
Antes do embarque para o Chile na noite de terça-feira (23), Ramon Menezes ainda comandará mais um treino na Granja Comary. A equipe seguirá fazendo os ajustes finais da preparação em Santiago, onde acontecem os três jogos do Brasil pela fase de grupos.
A estreia da Amarelinha no Mundial será no dia 28 de setembro, às 20h, contra o México. No dia 1º de outubro, o Brasil enfrenta o Marrocos, também às 20h. A última partida da fase de grupos será diante da Espanha, no dia 4 de outubro, às 17h. Todos os confrontos desta primeira etapa serão no Estádio Nacional do Chile.