Hugogil.pt
·28 février 2026
Caso do penálti no Dragão volta a levantar dúvidas no VAR

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·28 février 2026

Nem era preciso esperar pelos ex árbitros dos grupos de WhatsApp para perceber o que muita gente viu logo no momento, o penálti assinalado a favor do FC Porto no Dragão gerou polémica imediata e há quem diga que não havia motivos para o castigo máximo. O lance, aos 90+1, nasce de um contacto em que muitos entendem que é o jogador do Porto que procura o choque, num tipo de jogada que noutras partidas já vimos ser avaliada de forma diferente.
E o detalhe que não pode ser ignorado é o árbitro. Foi Iancu Vasilica quem apitou este FC Porto-Arouca e é o mesmo árbitro que, no Nacional-Benfica (1-2) da 12.ª jornada, ficou associado ao lance do empurrão sobre Leandro Barreiro que Mourinho considerou penálti claro e que não foi assinalado.
Numa época em que lances com dinâmicas semelhantes já foram deixados seguir, e noutros casos até foram revertidos após intervenção, custa engolir que, num jogo apertado e com pontos em risco, o critério pareça mudar no minuto em que mais decide.
Quando duas boas equipas estão em campo, como o próprio Vasco Seabra insinuou no pós jogo, tudo o resto também tem de estar ao mesmo nível. E é precisamente aí que a discussão cresce.
Direct









































