Esporte News Mundo
·7 avril 2025
CBF afasta árbitros e VAR dos jogos Inter x Cruzeiro e Sport x Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·7 avril 2025
— Continua depois da publicidade —
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou nesta segunda-feira (7) o afastamento por tempo indeterminado dos árbitros de campo e do VAR das partidas entre Internacional e Cruzeiro, Sport e Palmeiras. Ambas aconteceram no último fim de semana, pela segunda rodada do Brasileirão e tiveram polêmicas em relação ao apito, além de muita reclamação dos clubes que se julgaram injustiçados, no caso a Raposa e o Rubro-Negro.
Para a tomada de decisão, a comissão de arbitragem da CBF diz ter se baseado no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que “constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos”, segundo a nota.
Na vitória do Inter em cima do Cruzeiro, no Beira-Rio, o árbitro principal foi Marcelo de Lima Henrique, junto aos assistentes Nailton Júnior de Sousa e Renan Aguiar da Costa, e o quarto árbitro Luciano da Silva Miranda. Todos do quadro cearense. O VAR era comandado por Daiane Muniz, e a assistente da cabine era Amanda Matias.
Enquanto no triunfo do Palmeiras sobre o Sport, na Ilha do Retiro, o apito era de Bruno Arleu de Araújo, com a assistência de Rodrigo Figueiredo Henrique e Thiago Henrique Neto, todos do quadro carioca de arbitragem. O quarto árbitro, Afro Rocha de Carvalho, da Paraíba. A cabine do VAR era comandada por Rodrigo Nunes de Sá, com o assistente Diogo Carvalho da Silva, ambos do Rio de Janeiro.
Além do afastamento, a CBF ainda anunciou a realização de treinamentos específicos para árbitros e assistentes que atuam na Série A a partir da próxima semana. Os profissionais irão se apresentar no campo do clube de Aeronáutico (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, dia 14.
A capacitação será um tipo de intensivão, que faz parte do “projeto de profissionalização da categoria” anunciado em fevereiro pelo presidente da entidade máxima do futebol nacional, Ednaldo Rodrigues, segundo o texto da Confederação.
Jogadores das categorias de base do futebol carioca irão simular jogos para a realização dos treinos dos árbitros. Assim como toda a estrutura do VAR para simular uma partida de futebol.