Coluna do Fla
·18 janvier 2026
CBF descumpre promessa e altera regra para 1ª rodada do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·18 janvier 2026

O presidente Samir Xaud, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), havia prometido que o Brasileirão teria impedimento semiautomático. Porém, a tecnologia não estará disponível na primeira rodada do Brasileirão, a partir do dia 28 de janeiro.
Isso porque, diante de dificuldades logísticas para comprar os equipamentos e adaptar aos estádios dos 20 clubes, a empresa responsável pela instalação não conseguirá colocar o material em 100% das casas dos times da Série A do Brasileirão. Desse modo, não há previsão para estreia do semiautomático.
DIA 28/01 Atlético-MG x Palmeiras – Arena MRV Internacional x Athletico – Beira-Rio Coritiba x Bragantino – Couto Pereira Vitória x Remo – Barradão Fluminense x Grêmio – Maracanã Corinthians x Bahia – Vila Belmiro Mirassol x Vasco – Maião Chapecoense x Santos – Arena Condá São Paulo x Flamengo – Morumbis DIA 29/01 Botafogo x Cruzeiro – Engenhão
O impedimento semiautomático é um sistema tecnológico que usa câmeras de alta velocidade e sensores na bola para auxiliar o VAR a tomar decisões mais rápidas e precisas sobre impedimentos. Desse modo, o processo é automatizando, traçando linhas virtuais e alertando o árbitro de vídeo sobre a posição dos jogadores no momento exato do passe, mas ainda exigindo a validação humana final para a interpretação da regra.
A liga brasileira será a primeira da América do Sul a contar com impedimento semiautomático. Porém, na comparação com a Europa, o Brasileirão está atrasado. A Itália, por exemplo, tem o sistema desde 2023. Inglaterra, Espanha e Alemanha também desfrutam da tecnologia.
Antes de estrear contra o São Paulo, ainda sem impedimento semiautomático, o Flamengo tem dois jogos no Carioca. O primeiro será na quarta-feira (21), contra o Vasco. Posteriormente, no domingo (25), ocorre o embate com o Fluminense.









































