Jogada10
·9 octobre 2025
CBF divulga análises do VAR no polêmico Red Bull Bragantino x Grêmio

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·9 octobre 2025
Através da Comissão de Arbitragem, a CBF divulgou nesta quinta-feira (9/10) as decisões da arbitragem no polêmico jogo entre Red Bull Bragantino e Grêmio, disputado no último sábado (4/10), no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP). O Tricolor, aliás, reclama de duas marcações em particular do árbitro Lucas Casagrande (PR) e do VAR Gilberto Rodrigues Castro Jr (PE).
O primeiro lance analisado, afinal, é o do pênalti que gerou o gol único do jogo, marcado por Jhon Jhon, já aos 45+16′ da etapa final. Na ocasião, Bruno Praxedes, do Red Bull Bragantino, chutou ao gol, e o lateral-esquerdo Marlon desviou a bola com o braço. O toque, aliás, mandou a bola para escanteio.
Assim, o VAR pediu ao árbitro que não autorizasse a cobrança para poder analisar o possível pênalti. Castro Jr, então, observa os replays em diversas câmeras, enquanto Casagrande acalmava os jogadores em campo.
“A mão está desvinculada do corpo. Ela (mão) está fora do corpo na hora do contato, ok?”, diz Castro Jr, que é apressado pelo árbitro.
Ele, então, segue na análise, convocando o árbitro a analisar o lance da cabine na beira do gramado.
“Lucas (Casagrande), sugiro revisão para o possível penal. Uma mão numa ação de bloqueio, desvinculada do corpo, ampliando o espaço corporal, ok?”, sugere Castro Jr.
Casagrande, por sua vez, vai até o monitor. Inicialmente, enxerga que a bola bateria no corpo de Marlon, algo refutado por Castro Jr. Então, o árbitro, revendo por outros ângulos, chega à conclusão de pênalti.
“Ela não ia bater no corpo dele, velho? (…) Ok, está antinatural o braço dele numa ação de bloqueio. Vou revisar com tiro penal sem cartão amarelo, ok?”, diz o árbitro antes de confirmar a penalidade máxima para os donos da casa.
Segundo a cartilha da CBF, cometerá uma infração o jogador que: “tocar na bola com sua mão ou seu braço deliberadamente; por exemplo, deslocando a mão ou o braço na direção da bola; tocar na bola com sua mão ou seu braço quando estes ampliarem o corpo do jogador de maneira antinatural. Considera-se que um jogador amplia seu corpo de forma antinatural quando a posição de sua mão ou seu braço não for consequência do movimento do corpo nessa ação específica ou não puder ser justificada por esse movimento. Ao colocar a mão ou o braço nessa posição, o jogador assume o risco de que a bola acerte essa parte de seu corpo e de que isso constitua uma infração”.
Antes do pênalti polêmico, aos 43′ da etapa inicial, o zagueiro Kannemann recebeu cartão vermelho direto por agressão dentro da área, mas com bola parada, o que não configura pênalti. Após incríveis quatro minutos de análise, o VAR recomenda a manutenção da expulsão do defensor gremista. O Grêmio busca a anulação deste cartão, bem como o de Marlon, por reclamação, após o gol do Bragantino.