Jogada10
·12 novembre 2025
CBF irá divulgar iniciativa ambiental e promete ser 100% neutra em emissões de carbono

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·12 novembre 2025

A CBF pretende lançar oficialmente, nesta quarta-feira (12), durante a COP30 em Belém, o programa “CBF IMPACTA”. Assim, a confederação promete tornar o esporte nacional mais sustentável, social e responsável, com o foco em ser 100% neutra em emissões de carbono a partir de 2026
O projeto pretende reorganizar a atuação da confederação brasileira de futebol em três frentes, chamadas “Zonas de Impacto”, e que levam em consideração o conceito de ESG. Um conceito que tem como foco minimizar seu impacto no meio ambiente, ter maior responsabilidade social e manter as melhores práticas de administração.
“Esse é um projeto grande, que está sendo trabalhado desde a primeira semana da nova gestão da CBF. Tínhamos essa real convicção de que a CBF deveria abraçar a causa. E o projeto foi ganhando ramificações”, disse Ricardo Gluck Paul, vice-presidente da CBF, ao portal “ge”.
A confederação quer usar o futebol como plataforma de transformação e assumir, nos próximos anos, protagonismo e liderança global em sustentabilidade. Assim, a presença na COP30 foi uma recomendação do presidente, Samir Xaud.
A entidade quer neutralizar as suas emissões de gás carbônico (CO₂) não só em partidas das seleções, como também em cerca de 3 mil jogos das competições. Ela irá adotar medidas de mitigação e também deverá comprar os chamados “créditos de carbono”, para compensar suas emissões.
Por fim, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) reúne em Belém, no Pará, representantes de mais de 170 países. O intuito é discutir e tomar decisões para o combate ao aquecimento global.









































