CD condena FC Porto à interdição de sectores das claques no Estádio do Dragão | OneFootball

CD condena FC Porto à interdição de sectores das claques no Estádio do Dragão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·13 décembre 2025

CD condena FC Porto à interdição de sectores das claques no Estádio do Dragão

Image de l'article :CD condena FC Porto à interdição de sectores das claques no Estádio do Dragão

O Conselho de Disciplina (CD) da FPF puniu o FC Porto com a interdição do Estádio do Dragão por um jogo, sanção que acabou por ser convertida na proibição temporária de acesso aos sectores ocupados pelas suas claques, nomeadamente as Super Dragões e o Colectivo Ultras 95. A SAD do clube terá ainda de pagar uma multa de 3.825 euros. Os responsáveis portistas estão a preparar a apresentação de um recurso ao TAD.

A medida surgiu na sequência de uma participação do Sporting junto do CD devido aos incidentes ocorridos no clássico entre dragões e leões, relativo à 4.ª jornada da presente edição da Liga Betclic. Em Alvalade, adeptos do FC Porto excederam-se durante os festejos do primeiro golo e saltaram a vedação da bancada B Norte que os separava dos acrílicos aí instalados, danificando-os. Esses materiais caíram para a bancada imediatamente inferior, o setor A15, onde se encontravam adeptos do Sporting. Há registo de 17 feridos, com várias pessoas a necessitarem de assistência no local e posteriormente no Hall VIP do estádio.


Vidéos OneFootball


Bancada identificável

Na decisão, os portistas foram sancionados ao abrigo da alínea a) do artigo 118.º, que trata de condutas que originem uma “situação de perigo para a segurança dos agentes desportivos ou dos espectadores de um jogo oficial ou de risco para a tranquilidade e a segurança públicas”, com o CD a remeter depois para o artigo 45.º-A, ponto 2, que diz: “Em substituição destas, quando os ilícitos sejam cometidos num sector individualizável do estádio e aquela sanção realize de forma adequada e suficiente as finalidades da punição.”

O FC Porto prepara agora o recurso, sabendo-se que este tipo de sanções frequentemente não se chega a cumprir, como já sucedeu em ocasiões anteriores com os rivais. Importa referir que o Conselho de Disciplina não instaurou qualquer processo disciplinar ao Sporting relativamente a este episódio, por entender não existir prova de responsabilidade dos leões no que aconteceu.

À propos de Publisher