ecbahia.com
·6 octobre 2025
Ceni detalha estratégia para vencer o Flamengo e cita força do Bahia em casa

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·6 octobre 2025
O Bahia venceu o Flamengo por 1 a 0, encerrou um jejum histórico de derrotas e reconquistou fôlego na briga pelo G-4. Depois da partida, o técnico Rogério Ceni explicou o plano que montou mesmo com uma série de desfalques, e destacou a importância do mando de campo e o apoio da torcida para o triunfo tricolor.
Ceni chegou à coletiva afirmando que o triunfo veio numa “escolha boa” para o setor ofensivo, mesmo diante de uma crise de desfalques no elenco. O técnico usou a expulsão de Danilo – logo aos 12 minutos do primeiro tempo –, como forma de explicar sua estratégia.
“Um triunfo, uma vitória importante contra uma equipe que perde poucos jogos. Acho que fizemos uma escolha boa com o Tiago e o Ademir para explorar a velocidade. A expulsão sai assim. A gente viu o Cruzeiro incomodando o Flamengo assim. A expulsão facilitou o jogo, que estava equilibrado”.
Para Ceni, o resultado recoloca o Tricolor de Aço firme na luta pelo G-4 após ter chegado a ver a quarta colocação ficar cinco pontos à frente.
“Com 43 pontos voltamos à briga pelo G-4, agradeço aos jogadores pelo empenho. A gente poderia ter pressionado um pouco mais, é difícil transmitir todos os recados em campo. Ainda sofremos pela ousadia do treinador deles e pela qualidade do elenco. Mas competimos bem”.
O técnico falou sobre como planejou a escalação titular do Bahia mesmo após ter perdido mais seis jogadores no último jogo, contra o Botafogo.
“A linha de defesa, o Gilberto entrou de forma automática; David deu sinal positivo depois de alguns treinos e teve ao lado Rezende que já fez função. Acho que o Zé Guilherme foi bem contra o Botafogo, mas a escolha foi pelo Iago, que fez uma boa partida hoje. No meio era Acevedo, Jean e Everton pela natureza do time. No ataque eu entendi que a gente precisava de velocidade para atacar o espaço, por isso a escolha do Ademir e do Tiago para atacar as costas do Léo (Ortiz). Faltou um pouco de jogo combinado, mas acho que a melhor forma de atingir o Flamengo era assim. Acho louvável que muitos aguentaram até o final do jogo”.
Para Ceni, a atmosfera criada pela torcida foi um diferencial decisivo:
“Só quem nos venceu aqui foi o Cruzeiro… competimos muito aqui, e muito embalado por essa energia do torcedor”.
Ele fez questão de lembrar que, nos pontos corridos deste Campeonato Brasileiro, o Bahia só perdeu uma vez em casa – quando teve um “apagão coletivo” de 15 minutos –, e pediu melhorias no gramado da Fonte Nova para favorecer ainda mais o futebol da equipe.
“Espero que a gente aproveite os próximos jogos em casa, e que possa ter uma melhora no gramado, para que a gente aproveite nosso futebol”.
O Bahia jogará no Barradão no próximo dia 16, contra o Vitória.