Leonino
·26 février 2025
Centenário do Sporting pede para deixar Alvalade e Luís Mateus lamenta

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·26 février 2025
Hidemasa Morita vai sair do Sporting. O médio decidiu que não quer renovar o contrato e deixará Alvalade no final de 2025/26. De forma a evitar perder o jogador a custo zero, os leões tentam uma venda já no próximo mercado de transferências de verão, mas Luís Mateus, editor-executivo do jornal A Bola, acredita que, pelo valor pedido, a SAD terá dificuldades em substituir o 'camisola 5'.
"Há cerca de um ano, talvez mais, já se falava que Morita estava a ponderar sair do Sporting, para fazer um último grande contrato. Tem 29 anos e (acredita) que é altura certa depois de tantos anos, não só no Sporting, mas sobretudo em Portugal, de experimentar outro campeonato e outro contrato mais vantajoso", disse, ao canal do diário desportivo.
"O jogador é de uma qualidade extraordinária. Olhamos para os últimos anos do Morita e, se calhar, foi dos jogadores mais regulares, mais importantes e mais influentes do Sporting, mesmo com estas lesões este ano. Tenho a certeza que Rui Borges, e o próprio Ruben Amorim quando não o teve, ficaram muito chateados, porque, de facto, é um jogador que acrescenta em termos de qualidade humana, é profissional a 100% e tem uma leitura e inteligência tática que não estão ao alcance de muitos", atirou.
Para Luís Mateus, Morita é "muito importante" e está "a fazer falta ao Sporting", mas que, depois da decisão tomada, não acredita que os responsáveis verdes e brancos consigam fazer o internacional japonês mudar de ideias e permanecer em Alvalade para lá do tempo estipulado no contrato.
O jornalista explica que a SAD leonina tentará vender o médio, mas será sempre um cenário complicado, uma vez que os interessados poderão assinar com o jogador a custo zero passados alguns meses. No entanto, menciona que a idade do atleta "pode dificultar a espera" dos clubes interessados. Para terminar, garante que "por 10 milhões, o Sporting não vai encontrar igual ou parecido".