Gazeta Esportiva.com
·29 novembre 2025
CEO no São Paulo? Entenda atribuição anunciada pelo presidente Julio Casares

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 novembre 2025

Em coletiva de imprensa concedida na última sexta-feira, o presidente Julio Casares deu a entender que o São Paulo teria um CEO a partir do atual momento. Este profissional seria Márcio Carlomagno, cujo cargo anteriormente era constatado como superintendente geral.
O presidente do São Paulo, entretanto, justificou a ‘nova’ nomenclatura. De acordo com Casares, Carlomagno seguirá exercendo as mesmas atribuições no clube: dar suporte à gestão no planejamento financeiro e estratégico para 2026.
“O CEO geralmente é um termo usado para empresas. O São Paulo ainda não é uma empresa e no organograma existe a possibilidade de um superintendente. São nomes diferentes, mas que com uma função que quando promovemos ele, era para dar atribuição”, afirmou Casares.
O presidente do São Paulo também foi questionado acerca da qualificação profissional do colega para assumir um cargo de tamanha relevância no clube. Segundo o perfil de Carlomagno na rede social LinkedIn, ele foi assessor de futebol social, diretor adjunto de estádio, diretor de planejamento e desenvolvimento, assessor especial da presidência na gestão Carlos Augusto de Barros e Silva e até mesmo assessor executivo da presidência, de novembro de 2018 a dezembro de 2023.
“Quanto ao currículo dele, acho que a qualidade dele é estabelecida principalmente no futuro do São Paulo, no próximo balanço, nos desafios, no FIDC [Fundo de Investimento em Direitos Creditórios] que vem bem sucedido, e nessa nova organização. Às vezes, as pessoas têm muitos títulos. O São Paulo já teve pessoas com inúmeras qualificações e elas não tiveram condições de fazer gestão de pessoas. E ele une tudo. O Márcio tem a felicidade de um conteúdo, de uma história uma visão politica e institucional que é importante”, destacou.
Em meio à crise no São Paulo, Julio Casares passou a dar expediente no CT da Barra Funda em outubro deste ano, abrindo mão de sua confortável sala presidencial no Morumbis e da proximidade com os outros departamentos do clube, como comunicação, marketing, financeiro, jurídico, entre outros.
Braço direito de Julio Casares, Márcio Carlomagno também passou a despachar do CT da Barra Funda, auxiliando o presidente nas mais diversas demandas ao longo do dia.
“A vinda do Márcio é pela familiaridade dele com os aspectos de estrutura orçamentária para que ajude. Encaro como uma ajuda. O CEO é um grande facilitador de momentos desafiadores”, justificou o mandatário tricolor.
Nesta sexta-feira, o São Paulo anunciou mudancas no departamento de futebol para a próxima temporada, com as saídas dos diretores Carlos Belmonte, Nelson Marques Ferreira e Fernando Bracalle Ambrogi, todos do departamento de futebol. O presidente Julio Casares garantiu que mudanças “profundas” irão acontecer, seja para reforçar a estrutura do CT e reforçar o departamento médico.
“As mudanças profundas que vão acontecer, hoje foi anunciado uma fase dela, irão acontecer em vários âmbitos do futebol. Não será anunciado agora, mas teremos que caminhar para isso. É um investimento muito grande na estrutura do CT, vestiário, Reffis, refeitório, academia, campos, etc. Agora, vamos investir na assertividade dos profissionais, da ciência, da tecnologia. E aí entra a participação do CEO, ele tem que trazer estando a par dessas condições”, disse.
Márcio Carlomagno é considerado o “candidato do presidente” na corrida presidencial do ano que vem. Belmonte, por sua vez, tem uma base eleitoral importante proveniente de seu grupo político e pode se tornar um adversário da chapa de Julio Casares.
Carlomagno é avesso aos holofotes, não costuma aparecer, mas é uma figura influente nos corredores do Morumbis.









































