Ceará Sporting Club
·30 juin 2025
CESP promove capacitação para comissões técnicas e membros da diretoria das categorias de base

In partnership with
Yahoo sportsCeará Sporting Club
·30 juin 2025
Foto: Gabriel Silva/CearaSC
Buscando uma integração crescente entre as categorias de base e o futebol profissional, o CESP tem realizado encontros de formação para alinhar melhorias na formação dos atletas. Nesta segunda-feira, 30, André Martins, coordenador do CESP, apresentou as metodologias de treinamentos de força do clube para as comissões técnicas e membros da diretoria das categorias de base.
O Workshop que iniciou nesta segunda-feira, 30, será realizado em outros momentos, sempre combinando a parte teórica com a prática. Os encontros visam promover o alinhamento metodológico entre os setores, fundamental para a garantia de um processo formativo ainda mais eficiente e integrado, pensando na finalidade principal do futebol que é o campo e a bola.
No CT Luís Campo, conhecido como Cidade Vozão, a apresentação abordou as diretrizes e fundamentos que devem nortear o trabalho de força nas categorias de base do clube. Já na sede do Mais Querido, os profissionais puderam experienciar, na prática, a teoria exposta pelos profissionais do CESP com exercícios específicos para fortalecimento.
Além do coordenador do Centro Especializado de Saúde e Performance, estiveram presentes os preparadores físicos do futebol profissional, Diego Kami Mura, Roberto Farias e Rodrigo Monginho, e o fisioterapeuta Adolfo Bernardo. Em entrevista exclusiva para o cearasc.com, Roberto Farias, preparador físico do Vozão, afirmou que o futebol é um esporte integrado, não somente entre base e profissional, mas também entre os diversos setores.
“É fundamental que todos os profissionais, seja o treinador, preparador físico, treinador de goleiros, nutricionista, fisioterapeuta, compartilhem a mesma metodologia. Deixamos claro que o que norteia todo esse raciocínio é o campo. Afinal, trabalhamos com futebol, e é o futebol que precisa guiar todas as decisões, inclusive as que tomamos na academia. A ideia é justamente espelhar esse modelo em todas as categorias, claro que respeitando suas especificidades. Nosso objetivo é justamente esse: espelhar a metodologia do profissional na base, de forma integrada, consistente e eficiente”, concluiu Roberto Farias.
O contato entre os profissionais dos setores do CESP é frequente, visando garantir a aplicação da mesma metodologia e, principalmente, do conhecimento do trabalho realizado no profissional e na base. Periodicamente, os treinadores são incluídos, deixando claro que o norteador é a performance dos atletas em campo e a preparação para as partidas.