Grêmio FBPA
·18 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsGrêmio FBPA
·18 novembre 2024
As Gurias Gremistas começaram os clássicos pelas finais do Gauchão Feminino com grande atuação. Fora de casa, no estádio Beira-Rio, o Grêmio derrotou o Internacional pelo placar de 2 a 0. Com gols de Dayana Rodriguez no final do primeiro tempo e de Sashá na etapa complementar, o Tricolor tem boa vantagem para a partida de volta, no próximo sábado, na Arena. O Grêmio chega a três vitórias em três clássicos disputados na atual temporada.
O primeiro chute ao gol foi do Tricolor, aos sete minutos. A bola sobrou na intermediária pelo lado esquerdo e Cassia arriscou o chute de virada, mas a bola passou sem perigo pela esquerda da meta adversária. Aos 11 minutos, após cobrança de escanteio pela direita, Tamara desviou de cabeça na área gremista e Raissa Bahia salvou quase em cima da linha, para evitar o gol inaugural.
Em cobrança de falta lateral de Aquino, Lorena voou para desviar a bola no momento certo, tirando das atacantes adversárias que chegavam para concluir na área do Tricolor, aos 19 minutos. Três minutos depois, quase o Grêmio abre o marcador. Cassia ganhou no pé de ferro da zagueira e arriscou o chute por elevação. Tainá deixou escapar por cima e acabou defendendo no segundo momento, quase engolindo um frango.
O jogo seguiu com oportunidades para os dois lados. Aos 26 minutos, em nova bola alçada na área gremista, Bruna Benites desviou de cabeça em meio às defensoras e a bola passou por cima, perto do travessão de Lorena. O time da casa chegou em mais bolas alçadas na área, mas sem ter bom acabamento e sem maior perigo para a meta gremista.
O ataque gremista funcionou em duas boas chegadas, mas as finalizações de Dayana Rodriguez e Maria Dias passaram alto, por sobre a meta. Aos 43 minutos, Giovaninha escapou pelo corredor direito em alta velocidade. Chegando ao fundo do campo ela cruzou e virou uma conclusão. A bola encobriu Tainá e tocou o travessão, saindo pelo outro lado da área. Boa chance!
Em nova escapada de Giovaninha pela extrema direita, saiu o gol gremista, aos 47 minutos. Ela deu o passe para Shashá no bico da grande área e logo fez o cruzamento rasante. A zagueira Bruna Benites desviou para o meio da área e Dayana Rodriguez veio como elemento surpresa para bater firme, de primeira, por baixo da goleira para afundar as redes do Internacional. 1 a 0!
Para a etapa final, a técnica Thaissan Passos tirou Maria Dias e colocou Pri Back no seu lugar. As Gurias Gremistas voltaram para o segundo tempo procurando colocar a bola no chão e trabalhar melhor as jogadas, enquanto as adversárias não conseguiam ajustar nenhum ataque na bem postada defensiva do Tricolor. Na sequência, Jessica Peña deixou o gramado para a entrada de Bia Santos.
Aos 16 minutos, Raíssa Bahia cobrou rapidamente o lateral na intermediária ofensiva para Cassia. De primeira, ela deu toque por elevação na linha defensiva colorada. Shashá foi mais rápida do que a zagueira Isa Haas, invadiu a área e no quique da bola soltou o peito do pé direito. A bola foi precisa, encobrindo a goleira Tainá que nada pode fazer. Golaço! 0 a 2!
O time da casa começou a se atirar ao ataque e ceder cada vez mais espaços para os contra-golpes. Em roubada de bola de Bia Santos na intermediária ofensiva, ela pifou Cassia na área colorada, aos 23 minutos. Ela dominou e bateu cruzado, mas a bola passou na boca do gol, para fora. Logo depois, as autoras dos gols deixaram a partida. Shashá e Dayana Rodriguez saíram para as entradas de Rafa Levis e Raquel Fernandes.
Por fim, Cassia deixou o gramado para a entrada de Gisele. Aos 40 minutos, em cobrança de falta na área gremista, Bruna Benites desviou de carrinho na risca da pequena área, mandando por sobre o gol de Lorena.
Na reta final do clássico, as Gurias Gremistas seguiram com a solidez defensiva, tendo controle do jogo, porém sem forçar se atirar ao ataque. Dessa forma, administraram a vantagem sem sofrer riscos, até o apito final.
Agora o Grêmio tem a vantagem até de sofrer um revés pelo placar mínimo que erguerá a taça do Campeonato Gaúcho pela quinta vez na sua história. O clássico Gre-Nal decisivo será disputado no sábado, às 16h, na Arena.
Fotos: Guilherme Testa / Grêmio FBPA