Jogada10
·3 novembre 2025
Com transmissão da CazéTV, torcedor do Vasco cumpre promessa em São Januário; vídeos

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·3 novembre 2025

O torcedor do Vasco Eduardo da Silva cumpriu, no último domingo (02), a promessa que o consagrou como “Vascabelo” nas redes sociais. Após sustentar um processo de 219 dias sem cortar o cabelo, enquanto aguardava a série de resultados positivos do Cruz-Maltino, o influenciador enfim realizou o aguardado corte, mas ao vivo na CazéTV.
Conforme mencionado, a decisão de não cortar o cabelo por tanto tempo partiu de uma promessa pública. Eduardo só rasparia a cabeça quando o Cruz-Maltino vencesse quatro partidas consecutivas — algo que não ocorria há mais de um ano. O pacto foi concluído no último dia 26 de outubro, quando a equipe de Diniz superou o Bragantino por 3 a 0, em São Paulo.
Eduardo, desde então, iniciou os preparativos e deixou um mistério no ar sobre como e quando faria o corte. A promessa, então, teve seu capítulo final no pré-jogo da transmissão da CazéTV, no gramado de São Januário, antes da derrota por 2 a 0 para o São Paulo. O momento ainda contou com a narração especial de Luisinho.
Eduardo viralizou ao longo do ano com postagens regulares, a cada jogo do Cruz-Maltino, sobre a promessa. Com cabelos longos e visual marcante, ele adotou o apelido “Sansão da Colina” — alusão ao personagem bíblico que carregava força nos cabelos.
O torcedor criou um perfil dedicado ao desafio nas redes sociais, este denominado “Vascabelo”, que acumulou milhares de seguidores ao longo da jornada.
Apesar do sucesso a nível nacional, a inspiração para o ato veio de fora. O britânico Frank Ilett, torcedor do Manchester United, prometeu só cortar o cabelo após cinco vitórias consecutivas do clube inglês. Assim, Eduardo decidiu adaptar o desafio para o contexto vascaíno.
Mesmo com o fim da sequência diante do São Paulo — exatamente no dia do corte — Eduardo tratou a coincidência com leveza. “Tem gente dizendo que foi por minha causa, que perdeu porque cortei o cabelo. Não tenho relação com isso. Promessa é promessa”, brincou nas redes sociais. O cabelo cortado será doado a instituições, segundo revelado na transmissão.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por CazéTV (@cazetv)
Nas semanas anteriores, Eduardo já havia demonstrado preocupação com o resultado estético. “Nunca raspei, tenho medo de ficar zoado. Mas vou raspar, é a voz do povo. O cabelo cresce”, declarou ao ge antes da partida contra o Bragantino.
A derrota para o São Paulo não muda o contexto do time de Fernando Diniz, que atravessa seu melhor momento na temporada. Esse desempenho que resultou no cumprimento da promessa serviu, sobretudo, para afastar o time da zona de rebaixamento.
O objetivo de fugir do Z4 não só foi concluído, como Diniz sonha com vaga na Libertadores da América 2026. Questionado sobre a possibilidade, Eduardo comentou:
“O Vasco na Libertadores seria um sonho tremendo”. Ele ainda ponderou sobre o futuro do perfil Vascabelo: “Se passar muito tempo, perde um pouco a graça também. Vou ver se continuo com conteúdo ou se encerro”.









































