oGol.com.br
·12 octobre 2025
Com um gol e duas assistências, Memphis comanda Holanda em vitória contra a Finlândia

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·12 octobre 2025
Maior artilheiro da história da tradicional seleção holandesa Memphis Depay continua a escrever páginas de sucesso com a camisa laranja. Neste domingo (12), o atacante do Corinthians contribuiu com duas assistências - que fazem dele o líder histórico da seleção também, com 35 - e mais um gol - agora são 54 - na vitória por 4 a 0 sobre a Finlândia, pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026.
Líder do Grupo G com 16 pontos, a seleção holandesa está perto de garantir a classificação direta para a Copa, tendo que vencer pelo menos um dos confrontos de novembro contra Polônia, fora, e Lituânia, em casa, para confirmar a vaga. Os finlandeses, agora com 10 pontos e chances apenas de uma vaga na repescagem, vão jogar contra Malta no mês que vem.
O time holandês garantiu os três pontos já no primeiro tempo da partida, indo para o intervalo com o placar de 3 a 0. Homenageado pela torcida com um bandeirão com seu rosto, Memphis retribuiu com a participação nos três tentos.
Aos oito e aos 17 a participação do camisa 10 foi com assistências. O primeiro foi resultado de uma jogada muito bem trabalhada com a bola passando pelos pés de Gakpo, De Jong, Kluivert, e terminando com a tabela entre Malen e Memphis, com uma finalização colocada cheia de veneno que o goleiro chegou a tocar na bola, mas não conseguiu impedir o gol.
Depois foi uma cobrança de falta com um cruzamento buscando o segundo pau, onde Van Dijk chegou no peixinho para ampliar. Cerca de 20 minutos depois, Kluivert tentou o cruzamento e a bola bateu na mão de Koski, resultando no pênalti que o atacante do Corinthians bateu com categoria, deslocando o goleiro.
No segundo tempo, Gapko fechou a conta com um forte chute de fora da área que caprichosamente bateu na trave antes de entrar.
Depois de começar na reserva contra Malta, na quinta-feira (quando ainda marcou um na goleada por 4 a 0), Memphis foi titular no jogo em Amsterdã, deixando o campo aos 17 minutos do segundo tempo para a entrada de Wout Weghorst.
Nos seis jogos que fez pelas eliminatórias, Memphis chegou agora ao sétimo gol, desempatando de Arnautovic, da Austrua, e Kramaric, da Croácia, para se isolar na vice-artilharia. O topo dos goleadores pertence a Erling Haaland, que marcou impressionantes 12 gols nos mesmos seis jogos que o holandês.
Nas assistências ele também aparece como o segundo colocado, com quatro. O maior garçom da competição é outro norueguês, Odegaard, companheiro de Haaland na seleção e dono de sete assistências em cinco partidas.