'Como fico sem Zico?': há 35 anos, o Galinho se despedia do Flamengo | OneFootball

'Como fico sem Zico?': há 35 anos, o Galinho se despedia do Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·6 février 2025

'Como fico sem Zico?': há 35 anos, o Galinho se despedia do Flamengo

Image de l'article :'Como fico sem Zico?': há 35 anos, o Galinho se despedia do Flamengo

Há exatos 35 anos, Zico jogou pela última vez com a camisa do Flamengo. Apesar de ter feito seu último jogo oficial na goleada por 5 a 0 sobre o Fluminense em Juiz de Fora. O Galinho de Quintino precisava se despedir da Nação Rubro-Negra em sua casa.

Zico se despediu em amistoso comemorativo entre o Flamengo de 1981 e 1990 contra um combinado de vários jogadores do futebol brasileiro e internacional. A partida foi realizada no dia 6 de fevereiro de 1990 para um público de 95 mil pessoas no Maracanã. O evento também teve a presença dos cantores rubro-negros Jorge Ben Jor e Bebeto.


Vidéos OneFootball


Quando o meia entrou no gramado sozinho, o Maracanã veio abaixo com a euforia dos flamenguistas por Zico, além de show de raios laser e cerca de 40 mil lenços brancos. No primeiro tempo, o maior ídolo do Flamengo jogou ao lado dos parceiros do título Mundial de 81.

Na segunda etapa, Zico jogou com o Flamengo da época, que tinha nomes como Leandro, Junior Baiano, Zé Carlos e Zinho. Apesar de diversas tentativas contra Taffarel, o Galinho não conseguiu marcar seu gol no amistoso, o que não era o mais importante, visto que o jogo festivo celebrava toda uma passagem vencedora pelo Rubro-Negro.

Emocionado em entrevista pós-jogo, Zico pediu para os torcedores do Flamengo não deixarem de prestigiar a equipe, pois o Mais Querido precisava do apoio da Nação Rubro-Negra. Confira a fala do Galinho de Quintino.

"Quero vocês nos estádios, assim como estiveram durante todos os anos em que joguei no Flamengo. Não deixem de prestigiar o time. O Zico passou, mas o Flamengo fica e precisa de vocês", disse o eterno Camisa 10 da Gávea.

Após o amistoso, Zico foi para atuar no Kashima Antlers-JAP, onde se tornou referência máxima no futebol do país, sendo reverenciado até os dias de hoje. Atualmente, Zico trabalha como diretor técnico do clube onde brilhou na Terra do Sol Nascente.

Image de l'article :'Como fico sem Zico?': há 35 anos, o Galinho se despedia do Flamengo

Foto: Marcelo Carnaval

Escalações de Flamengo 81/90 x World Cup Masters

A partida entre a equipe rubro-negra de 1981 e 1990 contra um combinado de jogadores brasileiros e estrangeiros terminou em 2 a 2. No primeiro tempo, Fernando marcou para o Flamengo, enquanto Cláudio Adão marcou para o WCM. Na segunda etapa, Tarantini marcou para o adversário, que sofreu gol do Mais Querido 1 minuto depois, marcado por Leonardo aos 35 minutos.

Flamengo 81: Raul (Cantarele); Nei Dias, Leandro, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.

WCM I: Taffarel; Gentile, Edinho, Krol e Breitner; Falcão, Causio e Mario Kempes; Valdano (Hansi Muller), Roberto Dinamite e Rummenigge.

Flamengo 90: Zé Carlos; Leandro (Júnior Baiano), Júnior (Uidemar), Fernando e Leonardo; Aílton, Edu e Zico; Renato, Bujica e Zinho.

À propos de Publisher