Gazeta Esportiva.com
·9 janvier 2026
Conheça Mateus Xavier, joia do Santos que está se destacando na Copinha

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·9 janvier 2026

O Santos começou a Copinha de 2026 com duas vitórias em dois jogos. E o destaque em ambas partidas foi Mateus Xavier. O atacante já coleciona quatro gols na competição.
Foram duas bolas na rede na estreia, na vitória de 3 a 0 sobre o Real Brasília, e mais duas no êxito de 2 a 1 sobre o União Cacoalense.
Mateus Xavier tem apenas 18 anos, mas foi promovido ao sub-20 ainda em 2024. Na temporada passada, somou 30 partidas, oito gols e seis assistências pela categoria.
Apesar da pouca idade, o atacante já coleciona cinco partidas no profissional, sendo uma no ano retrasado e quatro em 2025. O Menino da Vila, porém, ainda não ganhou oportunidades com Juan Pablo Vojvoda.
Mateus Xavier chegou ao Peixe em outubro de 2021. Antes, ele jogava em uma escolinha em Ibicarai, na Bahia, sua cidade natal.
O atacante entrou no mundo do futebol por influência do pai, que foi jogador amador. A joia santista o acompanhava nos treinos e jogos quando pequeno e ficava batendo bola. Então, começaram a notar que o menino levava jeito para o esporte e decidiram levar ele para a escolinha.
Já no Santos, foi destaque nas competições da categoria sub-16 em 2023. Em abril, foi protagonista do título da Copa Brasileirinho Internacional, tendo marcado os dois gols do Alvinegro Praiano na grande final. Em julho, foi artilheiro da Brasil Soccer Cup com seis tentos em seis jogos.
Mateus Xavier foi integrado ao elenco sub-20 em 2024. Foram 28 compromissos e sete gols. O bom desempenho chamou a atenção do técnico Fábio Carille, que o convocou para os treinos com o time de cima no final de junho daquele ano.
Já no dia 1º de julho, o ponta fez a sua estreia no profissional. Ele atuou por cerca de 20 minutos na vitória de 1 a 0 sobre a Chapecoense, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2025, atuou contra Red Bull Bragantino, Grêmio e Corinthians pelo Brasileirão, e CRB pela Copa do Brasil. Em todos ele saiu do banco de reservas.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram









































