MundoBola Flamengo
·22 septembre 2025
Conmebol encerra especulações e libera Plata para jogar na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·22 septembre 2025
A Conmebol oficializou nesta segunda-feira (22) a retirada da punição ao atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, pela expulsão contra o Estudiantes. Em comunicado, a entidade baseou a atitude em uma forma de "salvaguardar os princípios de justiça e equidade".
Assim, Plata está oficialmente liberado para disputar o jogo de volta das quartas de final, contra o Estudiantes, na Argentina. O segundo cartão amarelo dado ao equatoriano foi considerado um erro manifestado por parte do juiz Andrés Rojas, que teve atuação trágica.
"Após revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto. A decisão reflete o compromisso da Conmebol com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol, garantindo que nenhum jogador seja prejudicado por uma sanção manifestamente incorreta", diz o comunicado.
A situação havia gerado especulações de que Plata seguiria suspenso, já que a Conmebol não havia confirmado nada de forma oficial. Agora, o anúncio da entidade encerra oficialmente as suposições de que o jogador estaria suspenso e confirma o erro do árbitro de campo.
A expulsão de Plata aconteceu na parte final do jogo contra o Estudiantes, coroando uma atuação desastrosa de Andrés Rojas. O atacante do Flamengo disputou a bola no ataque e levou um chute no pé, em lance de clara falta sobre o equatoriano. E no limite da área, gerando até interpretações de pênalti.
No entanto, a atitude do árbitro foi totalmente contrária: não só inverteu a falta, marcando a favor do Estudiantes, como puniu o atacante do Flamengo com o cartão amarelo. Como Plata já tinha um, foi expulso e deu início à celeuma em torno da suspensão. Minutos depois, o time argentino diminuiu para 2 a 1.
Com Plata oficialmente liberado, o Flamengo volta a encarar o Estudiantes nesta quinta-feira, na Argentina. O Rubro-Negro tem a vantagem de poder empatar, já que venceu a ida, enquanto os argentinos precisam de uma vitória por dois gols de diferença. A bola rola a partir de 21h30 (horário de Brasília).
Direct