MundoBola Flamengo
·10 octobre 2025
Conmebol já tem 'Plano B' caso tire final da Libertadores de Lima

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 octobre 2025
A Conmebol está preocupada com a crescente instabilidade política no Peru e já trabalha com uma alternativa para a sede da final da Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima.
A crise no país andino, que culminou com a destituição da presidente Dina Boluarte na madrugada desta sexta-feira (10), motivou a direção da Conmebol a adotar uma postura cautelosa.
Segundo informações do "Estadão", a entidade não descarta uma mudança de local se não houver garantias plenas para a realização do evento. Para avaliar o cenário de perto, uma comitiva da confederação desembarcará em Lima na próxima terça-feira.
O "Plano B" da Conmebol tem nome e endereço: Assunção. A capital do Paraguai, país que abriga a sede da entidade, surge como a opção mais viável. A cidade já se prepara para receber a final da Copa Sul-Americana uma semana antes, em 22 de novembro.
Isso facilitaria a logística para organizar as duas decisões continentais em sequência. O provável palco para os eventos seria o tradicional estádio Defensores del Chaco.
Defensores del Chaco, principal estádio do Paraguai - Foto: Bruno Cassucci/ge
Para o torcedor do Flamengo, a situação traz uma curiosa lembrança. Em 2019, o palco da final histórica contra o River Plate foi alterado de Santiago, no Chile, para justamente Lima, no Peru, devido a uma onda de protestos políticos.
A mudança, na época, se provou de sorte para o Mengão, que conquistou o bicampeonato de forma épica. Agora, o mesmo cenário de instabilidade social pode tirar a final da cidade que foi o palco da "Glória Eterna" rubro-negra.
Enquanto a Conmebol "mede a temperatura" da situação política peruana, o Flamengo mantém o foco total na semifinal contra o Racing, da Argentina. As partidas de ida e volta acontecem ainda neste mês de outubro, nos dias 22 e 29.