Central do Timão
·18 février 2026
Conselho do Corinthians instaura processo para apurar vazamento de informações estratégicas

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·18 février 2026

O vazamento de informações estratégicas relacionadas às tratativas comerciais do Corinthians passou a ser analisado pelo Conselho Deliberativo do clube. Nesta terça-feira (17), o presidente do órgão Romeu Tuma Júnior anunciou a abertura de um processo de apuração para investigar a divulgação indevida de dados sensíveis ligados às negociações de um novo contrato de ticketing, que envolve a operação de venda de ingressos e a gestão do Programa Fiel Torcedor.
De acordo com a nota encaminhada à imprensa, o procedimento será instaurado nesta quarta-feira (18) e contará com a atuação das Comissões de Justiça e de Ética do Conselho Deliberativo. O objetivo, segundo o Tuma, é “esclarecer de forma técnica e objetiva a origem e as circunstâncias da divulgação indevida de informações estratégicas”, a fim de preservar o interesse institucional do clube, a segurança dos processos internos e a lisura das eventuais negociações em curso.

Foto: José Manoel Idalgo/Agência Corinthians
A manifestação do Conselho ocorre dias após a Central do Timão revelar com exclusividade que o diretor de tecnologia Marcelo Munhoes formalizou, na última quinta-feira (12), uma comunicação interna relatando o vazamento de informações classificadas como estratégicas e sigilosas. Segundo o dirigente, os dados tornados públicos eram de acesso restrito à alta gestão e a profissionais vinculados por dever de confidencialidade.
A comunicação de Munhoes foi motivada por reportagens publicadas pelo portal ge.globo, nos dias 10 e 11, que detalharam propostas apresentadas pelas empresas Ticketmaster e Ingresse para assumir a operação do ticketing e do Programa Fiel Torcedor. No dia seguinte à primeira publicação, o mesmo veículo informou que a Ticketmaster havia retirado sua proposta – fato que, segundo Munhoes, ainda estava restrito ao ambiente interno de deliberação. O diretor também registrou que o documento formal de retirada não passou por sua ciência e que tomou conhecimento do episódio por meio da imprensa.
Na avaliação do responsável pela área de tecnologia, a veracidade dos dados publicados indica que informações estratégicas, ainda sob negociação, teriam sido compartilhadas de forma indevida. Diante disso, o diretor solicitou formalmente à presidência, à diretoria jurídica, ao compliance e ao DPO (Data Protection Officer) do clube a adoção de medidas imediatas, entre elas a instauração de procedimento de apuração, a preservação de registros e logs, a análise de eventuais responsabilidades funcionais, civis ou disciplinares e o eventual encaminhamento do caso às autoridades competentes.
Negociações e desligamento no departamento
As tratativas com Ticketmaster e Ingresse vinham sendo conduzidas diretamente pela Diretoria de Expansão, Inovação e Novos Negócios, comandada por Herói Vicente. Poucos dias antes do vazamento, em 7 de fevereiro, o voluntário do departamento Thiago Lima formalizou por e-mail seu desligamento das atividades desenvolvidas junto à área.
A mensagem foi encaminhada a Herói Vicente, com cópia para o presidente Osmar Stabile, para o superintendente de marketing Vinícius Manfredi de Azevedo, para o diretor de tecnologia Marcelo Munhões, para o gerente de operações da Neo Química Arena Ricardo Okabe e para o gerente financeiro do clube André Lavieri.
No e-mail, ao qual a Central do Timão teve acesso, Thiago Lima afirmou que já havia cogitado deixar o posto anteriormente e justificou o desligamento em razão do “momento político turbulento” vivido pelo clube. O ex-colaborador também fez referência direta à proposta da Ticketmaster, enfatizando que não houve, durante as tratativas, “qualquer tipo de conluio” ou intenção de prejudicar o Departamento de TI, e defendeu que, a partir de então, a análise técnica das propostas fosse conduzida com autonomia pela área de tecnologia.
Em outro trecho, o então colaborador afirmou que a própria Ticketmaster teria demonstrado preocupação com o cenário político do clube, chegando a cogitar a retirada da proposta antes mesmo de um aprofundamento técnico (“deep dive”).
Próximos passos
Com a abertura do processo no Conselho Deliberativo, o caso passa a ter análise também sob a ótica dos mecanismos estatutários de controle e responsabilização interna. A participação das Comissões de Justiça e de Ética indica que o episódio poderá envolver não apenas a identificação da origem do vazamento, mas também a verificação de eventuais infrações disciplinares e funcionais.
A expectativa é que as Comissões de Justiça e de Ética conduzam a coleta de informações, análise de documentos e depoimentos, a fim de esclarecer se houve violação de deveres de confidencialidade, quebra de protocolos de governança ou outras responsabilidades no episódio que expôs ao público detalhes de negociações ainda em curso.
Até o momento, a diretoria do Corinthians não se manifestou oficialmente sobre o caso. O Conselho Deliberativo informou que novos esclarecimentos serão prestados oportunamente, após a devida apuração dos fatos.
Confira na íntegra a nota divulgada pela Presidência do Conselho Deliberativo do Corinthians:
O Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista, Romeu Tuma Júnior, abrirá nesta quarta-feira (18) um processo de apuração sobre o vazamento de informações relativas a tratativas envolvendo suposta empresa interessada na negociação de um novo contrato de ticketing com o Corinthians. A apuração contará com o trabalho das Comissões de Justiça e de Ética do CD, e nela serão ouvidos todos os envolvidos nas referidas tratativas.
A iniciativa busca esclarecer de forma técnica e objetiva a origem e as circunstâncias da divulgação indevida de informações estratégicas, preservando o interesse institucional do clube, a segurança dos processos internos e a lisura das eventuais negociações comerciais em curso.
O Conselho Deliberativo reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade na condução dos procedimentos internos e a proteção das informações sensíveis da instituição.
Novos esclarecimentos serão prestados oportunamente, após a devida coleta de informações.
Atenciosamente,
Romeu Tuma JúniorPresidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!









































