Central do Timão
·20 décembre 2025
Contra Vasco, Corinthians busca quarto título em oitava final de Copa do Brasil; relembre decisões anteriores

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·20 décembre 2025

Na noite deste domingo (21), o Corinthians entra em campo pela última vez em 2025. Jogando no Maracanã a partir das 18h (de Brasília), o Alvinegro enfrenta o Vasco pelo jogo de volta da final da Copa do Brasil. Na ida, os times empataram sem gols na Neo Química Arena e, com isso, o Time do Povo precisa de uma vitória para garantir o tetracampeonato do torneio sem depender dos pênaltis.
Esta é a oitava decisão de Copa do Brasil que o Corinthians disputa, tendo vencido três vezes o torneio e ficando com o vice-campeonato em outras quatro ocasiões. Isso significa, na prática, que o Corinthians conseguiu chegar até a decisão do torneio em 27% das 30 participações desde que estreou na copa, em 1989. Relembre a seguir todas as edições em que o Timão foi finalista até agora:

Foto: Daniel Augusto Jr./FOTOARENA
Primeira final: 1995 (Campeão)
O Corinthians se classificou para a Copa do Brasil de 1995 como campeão da Copa Bandeirantes de 1994. E em sua quinta participação na competição nacional, conquistou o título inédito, eliminando Operário-VG, Rio Branco, Paraná e Vasco até chegar na final contra o Grêmio. O Timão venceu os dois jogos da decisão, por 1 x 0 e 2 x 1, e ficou com a taça.
Segunda final: 2001 (Vice-campeão)
Depois de uma rápida participação em 2000, o Corinthians bateu na trave pelo bicampeonato em 2001. O Timão passou pelo Joinville na primeira fase e ainda eliminou Goiânia, Flamengo-PI, Athletico-PR e Ponte Preta até chegar na final contra o Grêmio, quando perdeu por 5 x 3 no placar agregado e amargou seu primeiro vice-campeonato na história da Copa do Brasil.
Terceira final: 2002 (Campeão)
Mas o Corinthians se redimiu no ano seguinte ao vice-campeonato e voltou a conquistar a Copa do Brasil em 2002, sete anos depois do título inédito em 1995. Os então comandados de Parreira eliminaram River-PI, Americano, Cruzeiro, Paraná e São Paulo ao longo da competição e enfrentaram o Brasiliense na final. A taça veio após vitória por 3 x 2 no placar agregado.
Quarta final: 2008 (Vice-campeão)
O Corinthians se classificou à Copa do Brasil de 2008 pelo ranking da CBF e amargou mais um vice-campeonato, agora em final contra o Sport, perdendo o título devido ao critério de gol qualificado após empate por 3 x 3 no placar agregado da decisão. Ao longo da competição, os então comandados de Mano Menezes eliminaram Barras, Fortaleza, Goiás, São Caetano e Botafogo.
Quinta final: 2009 (Campeão)
O tricampeonato, enfim, veio em 2009, sete anos depois do segundo título. O elenco alvinegro, na época, contava com o ex-craque Ronaldo Fenômeno e com nomes como Jorge Henrique e Dentinho. Ao longo daquela edição da Copa do Brasil, o Corinthians eliminou Itumbiara, Misto, Athletico-PR, Fluminense e Vasco, antes de bater o Internacional pelo placar agregado de 4 x 2 na decisão.
Sexta final: 2018 (Vice-campeão)
Nove anos depois de ter alcançado a final pela última vez, o Corinthians voltou à decisão da Copa do Brasil em 2018, mas amargou novo vice-campeonato, agora para o Cruzeiro, dentro da Neo Química Arena, após derrota por 3 x 1 no placar agregado e uma polêmica envolvendo um gol anulado pelo VAR do meia-atacante Pedrinho. Ao longo da competição, o Timão passou por Vitória, Chapecoense e Flamengo.
Sétima final: 2022 (Vice-campeão)
Quatro anos depois do vice-campeonato para o Cruzeiro, o Corinthians voltou a bater na trave na última edição da Copa do Brasil. Em 2022, o Timão entrou diretamente na terceira fase e passou por Portuguesa-RJ, Santos, Atlético-GO e Fluminense até chegar na final diante do Flamengo. Os então comandados de Vítor Pereira empataram os dois jogos, por 0 x 0, em Itaquera, e 1 x 1, no Maracanã, e perderam a taça nos pênaltis.
Oitava final: 2025 (Em disputa)
Três anos após a última decisão disputada, o Corinthians volta a alcançar a final da Copa do Brasil. Na atual edição, o Timão iniciou sua campanha a partir da terceira fase, passando por Novorizontino, Palmeiras, Athletico-PR e Cruzeiro até chegar à final contra o Vasco. Após o 0 x 0 no jogo de ida em Itaquera, o título será decidido no Maracanã.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































