Corinthians confirma envio de documentos ao Ministério Público para investigação de ex-presidentes | OneFootball

Corinthians confirma envio de documentos ao Ministério Público para investigação de ex-presidentes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·8 septembre 2025

Corinthians confirma envio de documentos ao Ministério Público para investigação de ex-presidentes

Image de l'article :Corinthians confirma envio de documentos ao Ministério Público para investigação de ex-presidentes
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O Corinthians iniciou nesta segunda-feira, 8, o envio ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) dos documentos solicitados para a investigação sobre possíveis irregularidades nos gastos do cartão corporativo do clube durante as gestões de Andrés Sanchez (2018-2020), Duilio Monteiro Alves (2021-2023) e Augusto Melo (2024-maio de 2025).

Em nota oficial, o clube informou que iniciou a entrega dos documentos referentes ao período de 2018 a 2025 e explicou a demora no envio. Segundo o comunicado, o atraso ocorreu devido ao roubo de arquivos durante a invasão ao clube em 31 de maio.


Vidéos OneFootball


Image de l'article :Corinthians confirma envio de documentos ao Ministério Público para investigação de ex-presidentes

Foto: Reprodução

“O Sport Club Corinthians Paulista informa que iniciou nesta segunda-feira (08) a entrega de documentos do departamento financeiro do clube que abarcam o período de 2018 a 2025, solicitados pelo Ministério Público de São Paulo”, destacou o Corinthians.

“Os departamentos financeiro e jurídico esclarecem que houve demora em reunir o primeiro conjunto de informações devido à invasão de 31 de maio, quando documentos foram subtraídos”, complementou – leia a nota completa ao fim da matéria.

O episódio de 31 de maio se refere à invasão ao Parque São Jorge por aliados do então presidente afastado Augusto Melo, que buscavam reconduzi-lo ao cargo. Na ocasião, eles alegavam que o suposto afastamento de Romeu Tuma Júnior da presidência do Conselho Deliberativo – nunca validado – tornaria inválida a votação do impeachment de Augusto pelo CD. Desde então, o Corinthians afirma que alguns documentos desapareceram de seus arquivos.

A entrega ocorre após pressão do promotor Cássio Conserino, que havia solicitado os documentos desde 30 de julho. No despacho do Procedimento Investigatório Criminal (PIC), Conserino destacou que Osmar Stabile, então presidente interino, Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, e o gerente financeiro Roberto Gaviolli já haviam sido informados das solicitações durante suas oitivas em 14 de agosto.

No requerimento, Conserino afirmou que o Ministério Público não recebeu as documentações pertinentes à investigação, “que são facilmente obtidas pela entidade desportiva. Basta querer colaborar”. Além disso, o promotor estabeleceu um prazo de 24 horas para a entrega dos documentos, sob risco de instauração de investigação policial, “sob pena de desobediência”.

Na última semana, o Ministério Público também pediu à Justiça o afastamento liminar dos três ex-presidentes dos principais órgãos do clube até a conclusão das investigações. Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves permanecem como conselheiros vitalícios do Corinthians e membros natos do Conselho de Orientação (CORI), enquanto Augusto Melo, destituído do cargo, perdeu os direitos políticos no clube e atualmente não ocupa nenhuma função. A decisão judicial sobre o pedido ainda não foi proferida.

Leia na íntegra a nota do Corinthians sobre o envio de documentos ao MP:

“O Sport Club Corinthians Paulista informa que iniciou nesta segunda-feira (08) a entrega de documentos do departamento financeiro do clube que abarcam o período de 2018 a 2025, solicitados pelo Ministério Público de São Paulo.

Os departamentos financeiro e jurídico esclarecem que houve demora em reunir o primeiro conjunto de informações devido à invasão de 31 de maio, quando documentos foram subtraídos.

O material foi protocolado pelo clube e entregue à justiça, a fim de atender as solicitações realizadas pelo Ministério Público. O Corinthians reforça que entregará quaisquer documentos solicitados, visando resguardar sua marca e reputação bem como o cumprimento do devido processo legal.”

Veja mais:

Image de l'article :Corinthians confirma envio de documentos ao Ministério Público para investigação de ex-presidentes

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

À propos de Publisher