Corinthians x Fluminense: relembre 5 fatos marcantes do clássico | OneFootball

Corinthians x Fluminense: relembre 5 fatos marcantes do clássico | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·15 avril 2025

Corinthians x Fluminense: relembre 5 fatos marcantes do clássico

Image de l'article :Corinthians x Fluminense: relembre 5 fatos marcantes do clássico

O Corinthians recebe o Fluminense nesta quarta-feira (16), às 19h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico interestadual entre o time paulista e carioca já rendeu muitas páginas marcantes na história do futebol brasileiro. Confira abaixo alguns fatos que o J10 separou sobre o confronto.

Invasão Corintiana

Uma das histórias mais marcantes do clássico entre Corinthians e Fluminense aconteceu em 1976, pela semifinal do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, cerca de 70 mil torcedores corintianos viajaram ao Rio de Janeiro para apoiar o Timão no Maracanã, em um movimento que ficou conhecido como a “Invasão Corintiana”.


Vidéos OneFootball


A mobilização foi histórica e transformou o estádio em um verdadeiro reduto alvinegro. O time paulista, aliás, conquistou a vaga na final do torneio nos pênaltis, após a partida terminar em 1 a 1 no tempo normal. O episódio entrou para a memória do futebol brasileiro. Naquele dia, o Maracanã recebeu mais de 146 mil torcedores.

Maior goleada

A maior goleada da história do confronto entre cariocas e paulistas aconteceu no dia 13 de janeiro de 2021, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando na Neo Química Arena, o Timão venceu por 5 a 0, em uma atuação dominante.

Na ocasião, aliás, as equipes protagozinaram um duelo direto na briga por uma vaga na Copa Libertadores. Sob o comando de Vagner Mancini, o atacante Jô abriu o caminho para a goleada e, depois, Cazares, Fágner, Mateus Vital e Luan fecharam a conta da vitória alvinegra.

Image de l'article :Corinthians x Fluminense: relembre 5 fatos marcantes do clássico

Corinthians 5 x 0 Fluminense, em 13/01/2021, pelo Brasileirão de 2020. Fagner e Jô comemoram – Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Clássico Silvio Santos

Uma curiosidade inusitada é o apelido do confronto: “Clássico Silvio Santos”. O nome surgiu por conta da ligação do apresentador com os dois clubes. Apesar de ser torcedor declarado do Fluminense, Silvio Santos também teve uma forte conexão com o Corinthians ao longo da vida. A TeleSena, uma das principais marcas do Grupo Silvio Santos, foi patrocinadora do clube paulista em duas ocasiões.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

O apelido ganhou simbolismo recentemente, já que Fluminense e Corinthians se enfrentaram justamente no dia em que o comunicador faleceu, em 2024. Assim, o Brasileirão fez uma homenagem póstuma ao batizar o confronto com o nome do apresentador.

“Nasceu no Rio, se tornou uma lenda em São Paulo. Mais jovem, era Fluminense depois teve uma música eternizada com o Corinthians. Quis o destino que no dia do falecimento de Silvio Santos, “seus dois times” se enfrentassem. Que seja uma grande noite no Maracanã”, escreveu o perfil do Brasileirão nas redes sociais.

Image de l'article :Corinthians x Fluminense: relembre 5 fatos marcantes do clássico

Divulgação /Fluminense

Rivellino

A saída de Roberto Rivellino do Corinthians para o Fluminense ocorreu após a derrota na final do Campeonato Paulista de 1974, quando o meia foi responsabilizado pela perda do título e o prolongamento do jejum de conquistas do Timão. Portanto, pressionado, Rivellino deixou o clube no início de 1975.

Sua estreia no Tricolor carioca foi marcante: no dia 8 de fevereiro de 1975, em um amistoso contra o próprio Corinthians, ele marcou três gols na vitória por 4 a 1. Então, com essa “resposta” ao ex-clube, início sua história vitoriosa no Time de Laranjeiras.

Image de l'article :Corinthians x Fluminense: relembre 5 fatos marcantes do clássico

Foto: Arquivo/Flu-Memória

Corinthians heptacampeão brasileiro

O heptacampeonato brasileiro do Corinthians, conquistado em 2017, permanece na memória dos torcedores alvinegros. Em 15 de novembro daquele ano, então, o time garantiu o sétimo título ao derrotar o Fluminense por 3 a 1 na Neo Química Arena, diante de mais de 46 mil pessoas.

Logo no início, o zagueiro Henrique colocou o Fluminense na frente, mas o Timão se reergueu na segunda etapa com dois gols rápidos de Jô, que balançou a rede em apenas dois minutos. Jadson completou o placar, selando a vitória e o título.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: BlueskyThreads,  TwitterInstagram e Facebook.

À propos de Publisher