Esporte News Mundo
·23 janvier 2026
Craque do São Paulo não é relacionado e está fora do clássico contra o Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·23 janvier 2026

O meia-atacante Lucas Moura, do São Paulo, não foi relacionado para o clássico contra o Palmeiras, válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista, neste sábado (24), às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri.
A ausência do camisa 7 foi confirmada nesta sexta-feira (23) pelo jornalista André Hernan, e encerra as dúvidas que pairavam desde a última coletiva do técnico Hernán Crespo.
Após a derrota por 3 a 2 para a Portuguesa, no Morumbis, resultado que gerou vaias de mais de 25 mil torcedores, o treinador argentino havia evitado cravar a presença do atacante, destacando que a decisão dependeria da condição física e do conforto do jogador para atuar em gramado sintético.
“O importante é que ele não sinta dor. Ele vai escolher se pode jogar, se pode agregar minutagem ou talvez não”, afirmou Crespo na ocasião.
O clássico será disputado em Barueri justamente porque o Allianz Parque passa por troca do gramado artificial, mas o estádio alternativo também utiliza piso sintético, fator determinante para a decisão envolvendo Lucas.
O atacante é um dos principais porta-vozes do movimento contrário a esse tipo de gramado no futebol brasileiro e já se manifestou publicamente sobre o tema ao lado de outros jogadores de destaque, como Neymar, Gabigol, Coutinho e Alan Patrick.

Lucas Moura no jogo contra o Internacional em 2024 – Foto: Paulo Pinto / São Paulo FC
Em 2025, Lucas passou por artroscopia e infiltrações, viveu retornos seguidos de novas dores e acabou encerrando a temporada de forma antecipada para priorizar uma recuperação completa. Em confrontos anteriores contra adversários que atuam em gramado sintético, o São Paulo chegou a adotar cautela semelhante, utilizando o jogador apenas parcialmente ou poupando-o.
Nesta temporada, Lucas participou das quatro partidas do Tricolor até aqui, sendo titular em três delas, ainda sem gols ou assistências, em processo de retomada de ritmo. A comissão técnica, no entanto, optou por não correr riscos no momento em que o time atravessa um início instável de temporada.
O São Paulo chega ao Choque-Rei com apenas quatro pontos, ocupando a 12ª colocação do Paulistão, a dois da zona de rebaixamento. O revés diante da Portuguesa foi classificado por Crespo como “grave”, especialmente pelo contexto de reconstrução da equipe.
Sem Lucas Moura, o Tricolor também não contará com Luan, André Silva e Ryan Francisco, entregues ao departamento médico. Há ainda a possibilidade de Calleri ser preservado. A tendência é que Crespo monte o time com Rafael; Mayk, Arboleda, Alan Franco e Wendell; Bobadilla, Marcos Antônio e Danielzinho; Tapia, Luciano e Ferreira.
Do outro lado, o Palmeiras também busca reação após sofrer uma goleada por 4 a 0 para o Novorizontino no meio de semana, e deve ir a campo com força máxima.
A partida terá transmissão da TNT, na TV fechada, e do HBO Max, no streaming. A arbitragem ficará a cargo de Matheus Delgado Candançan, com auxílio de Neuza Ines Back e Alex Ang Ribeiro, além de Thiago Duarte Peixoto no VAR.
Direct








































