oGol.com.br
·17 juillet 2025
Cria do Vasco e legião brasileira no Shakhtar brilham nas fases iniciais da Champions e Liga Europa

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·17 juillet 2025
Enquanto alguns clubes europeus entraram de férias apenas na última semana, após a disputa do Mundial, outros times já enfrentaram as suas primeiras decisões na temporada. As fases preliminares da Liga dos Campeões e da Liga Europa deram o seu pontapé inicial nos últimos dias e já tiveram o protagonismo brasileiro nas classificações.
Na Liga Europa, a legião verde-amarela comandou o Shakhtar Donetks para a segunda fase eliminatória. O time ucraniano enfrentou o modesto Ilves Tampere, da Finlândia, e decidiu a classificação na partida de ida.
Alisson Santana, duas vezes, Kauã Elias, Kevin, Pedrinho e Newerton marcaram todos os gols da goleada por 6 a 0 que adiantou o avanço do Shakhtar para enfrentar o Besiktas por uma vaga na fase de liga da competição europeia. No jogo de volta, nesta quinta, os ucranianos apenas seguraram o empate sem gols.
Além do Shakhtar, Sheriff, Legia Warszawa, BK Hacken, Levski Sofia, AEK Larnaca e Celje também seguiram vivos na Liga Europa. Veja os enfrentamentos na segunda fase!
A semana também foi de definições na primeira eliminatória na Liga dos Campeões. Na disputa inicial, 14 clubes se despediram logo na arrancada da competição, enquanto outros 14 avançaram para tentar uma vaga na classificatória.
O destaque brasileiro ficou para a cria do Vasco, Erick Marcus. O atacante brasileiro abriu o placar para o Ludogorets e ajudou o time búlgaro a avançar diante do Dínamo Minsk na Bielorrúsia.
O time, que ainda conta com os brasileiros Caio Vidal e Pedro Naressi, encara o HNK Rijeka na segunda pré-eliminatória.
Único campeão europeu a entrar em campo nesta primeira rodada da Champions, o Steaua Bucareste continuou com o sonho vivo de retornar à principal competição do Velho Continente após 12 anos. O campeão em 1985/86 passou pelo Inter Escaldes, da Andorra, e enfrenta o Shkendija 79, da Macedônia do Norte, na próxima fase.
A segunda pré-eliminatória conta, além dos classificados da primeira rodada, com o ingresso de camisas mais frequentes na fase de grupos da Liga dos Campeões. Clubes como Estrela Vermelha, Ferencváros, Dínamo de Kiev, Copenhague e Qarabag estreiam nos playoffs e lutam pela sua sobrevivência na competição.