Zerozero
·15 janvier 2026
Crise interminável: Ajax sofre a pior derrota da sua história nas Taças

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15 janvier 2026

O Ajax atravessa uma fase conturbada há alguns anos e a crise continua em 2025/26. O clube já substituiu o treinador durante a temporada e, nesta quarta-feira, enfrentou a sua maior derrota na história da Taça dos Países Baixos.
Logo aos dois minutos, Troy Parrott inaugurou o marcador para o AZ. Foi o prelúdio do que estava por vir, com o irlandês a ser a figura do jogo ao apontar um hat-trick e fazer uma assistência na goleada de 6-0.
Este também se revelou como o pior resultado do Ajax no confronto com o AZ Alkmaar, um duelo com quase sete décadas de história.
A equipa mais emblemática dos Países Baixos, o Ajax, enfrenta um período de escassez nesta década. Com mudanças na direção e erros no processo de renovação do plantel, a equipa tem enfrentado vários problemas.
O início da crise remonta a 2022, com um escândalo fora de campo que resultou na saída do ex-jogador e dirigente Marc Overmars. O Ajax ficou sem diretor de futebol durante cerca de um ano.
A saída de Erik ten Hag também expôs problemas de gestão na parte técnica. Desde 2022/23, já passaram sete treinadores, entre principais e interinos, com a equipa a chegar a estar na zona de despromoção.
Na temporada atual, John Heitinga foi substituído por Fred Grim, que até mostrava sinais de recuperação. Para agravar a situação, a equipa tem tido um desempenho meramente simbólico na Liga dos Campeões, onde apresenta a terceira pior campanha. A crise, ao que tudo indica, ainda está longe de terminar.









































