Cruzeiro embala e Tite ressalta discernimento em momento decisivo | OneFootball

Cruzeiro embala e Tite ressalta discernimento em momento decisivo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·15 février 2026

Cruzeiro embala e Tite ressalta discernimento em momento decisivo

Image de l'article :Cruzeiro embala e Tite ressalta discernimento em momento decisivo

Após a vitória por 2 a 1 sobre a URT e a confirmação da melhor campanha da primeira fase do Campeonato Mineiro, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva e falou abertamente sobre o momento da equipe, a pressão externa e o crescimento nas últimas partidas.

Questionado sobre as cobranças da torcida, Tite reconheceu o peso do ambiente no futebol e destacou a importância do equilíbrio emocional.


Vidéos OneFootball


“O futebol tem a parte física, a parte técnica, a mental, a parte da pressão. A pressão às vezes emburrece a gente, a gente acaba tomando decisões erradas quando estamos excessivamente pressionados. Uma auto-pressão. Por isso da lucidez e da importância do jogo de hoje.”

O treinador ainda afirmou que, muitas vezes, a cobrança interna é tão intensa quanto a externa, especialmente em momentos de oscilação.

Continuidade como caminho

Sobre a confiança da diretoria e a manutenção no cargo, Tite valorizou a continuidade do trabalho.

“Em relação à manutenção de técnico, isso aí é muito da convicção do trabalho, do dia a dia, das pessoas que comandam. Toda minha trajetória foi assim, mais no acreditar. Mas uma coisa é certa: quando um trabalho tem continuidade, a possibilidade de sucesso dele é maior.”

Ele também ressaltou que o início de temporada ainda é recente e que oscilações são naturais dentro de um calendário apertado.

Apesar do placar apertado, o técnico elogiou a atuação da equipe e o volume ofensivo apresentado.

“O que mais traduz uma vitória é quando ela veio acompanhada de desempenho. O desempenho veio. Ela se impôs e fez o resultado. Inclusive poderia ser com placar mais elástico.”

Tite avaliou ainda que o time soube controlar a partida e criar oportunidades, mesmo enfrentando um adversário forte em casa.

“Hoje fez um jogo equilibrado. Criou muitas situações. Nos últimos três jogos, desde o jogo contra o América, temos feito média de dois gols por jogo, temos criado bastante.”

Ao final, o comandante fez uma reflexão sobre as diferentes fases da carreira no futebol:

“A idade dá em alguns a sabedoria. Outros dizem que é ultrapassado. Mas no futebol há essa dicotomia. O jovem tem a energia, a juventude e o conhecimento, mas a inexperiência. No final, o que conta é lucidez, é ter discernimento.”

Com a terceira vitória consecutiva, o Cruzeiro chega às semifinais com confiança renovada e sinais claros de evolução sob o comando de Tite.

À propos de Publisher