ecbahia.com
·10 octobre 2025
David Duarte valoriza semana livre e vê Bahia com condição de terminar no G-4

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·10 octobre 2025
O Bahia finalmente dispõe de um período livre para treinar, após uma longa sequência de jogos. E, segundo o zagueiro David Duarte, este tempo sem jogos não é desperdiçado.
O momento é visto como estratégico para ajuste físico, tático e mental antes do clássico Ba-Vi, válido pela 28ª rodada do Brasileirão, em jogo marcado para a próxima quinta-feira (16), fora de casa.
A pausa no calendário gera um período de descanso para o elenco tricolor visando a reta final da temporada e a busca pelos grandes objetivos do ano, segundo afirma o defensor.
“A gente sempre sonhou grande desde o início da temporada. Sabemos que nosso calendário é bem difícil. Dá para ver que o nosso time joga bem, mas joga melhor quando tem uma semana inteira”.
Para David Duarte, o Bahia tem chances de alcançar o G-4, maior objetivo da equipe para 2025.
“Acredito que temos chances de subir na tabela até o fim da temporada”.
Vindo de uma lesão muscular, o zagueiro ficou fora de combate por quase um mês, retornando aos gramados quando sua presença em campo era considerada como improvável.
Titular contra o Flamengo, ele voltou já atuando por 90 minutos e com participação fundamental para ajudar a equipe tricolor na conquista do triunfo.
“Fico feliz de não ter ficado tanto tempo na recuperação. Fiz um tratamento intensivo, fui feliz em voltar e triunfar. Sabemos que será um jogo difícil, um clássico que mexe a Bahia, mas o time está preparado. Vamos aproveitar a semana cheia para organizar as coisas e fazer um grande jogo”.
David Duarte ganhou a posição de titular do Bahia após Kanu e Gabriel Xavier terem se machucado no primeiro semestre. Mesmo com o retorno do segundo, ele manteve a condição no time inicial tricolor e é visto como peça indispensável para o sistema defensivo do Esquadrão, ao lado de Ramos Mingo.
Além de Gabriel Xavier lutar por posição, com a volta de Kanu, a contratação recente de Luiz Gustavo e a própria presença de Rezende no elenco, a concorrência aumenta. David falou sobre o tema.
“Me sinto bem. O Bahia está bem servido na defesa, tem o Kanu que voltou, Rezende, Gabriel Xavier. Estamos tendo essa semana aberta para recuperar alguns jogadores”.
Com David Duarte e Gabriel Xavier prováveis como titulares, o Bahia enfrentará o Vitória na próxima quinta-feira (16), no Barradão.