Esporte News Mundo
·20 novembre 2025
De casa nova: Cristóvão Borges, ex-Vasco e Corinthians, é oficializado por novo clube

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·20 novembre 2025

O Tombense confirmou, nesta quarta-feira (19), a contratação de Cristóvão Borges para comandar a equipe na temporada de 2026. O acerto, que vinha sendo construído nos últimos dias, foi oficializado pelo clube nas redes sociais após a visita do treinador a Tombos para conhecer a estrutura e finalizar os detalhes do contrato.
Aos 66 anos, Cristóvão volta ao mercado depois de um período longe das quatro linhas, já que sua última experiência foi no Figueirense, em 2023. Antes do anúncio, o clube já tinha um acordo verbal praticamente concluído, restando apenas questões burocráticas para selar a chegada do novo comandante, que deve se apresentar no dia 2 de dezembro para o início da pré-temporada.
Ex-meia com passagens por Fluminense, Atlético-MG, Portuguesa e Guarani, Cristóvão iniciou sua trajetória como auxiliar técnico em clubes como Bangu, Sport, Vitória, Fluminense, Vasco e até na seleção brasileira sub-20. Foi no Vasco, porém, que ganhou a primeira oportunidade como treinador, em 2011, ano em que teve sua melhor campanha.
No comando cruz-maltino entre 2011 e 2012, dirigiu o time em 78 partidas, alcançando 60,2% de aproveitamento, com 41 vitórias, 18 empates e 19 derrotas. Conduziu a equipe ao vice-campeonato brasileiro, à semifinal da Copa Sul-Americana e aos vice-títulos da Taça Guanabara e da Taça Rio. Retornaria ao clube em 2017, em uma passagem mais curta.
Cristóvão ainda rodou por clubes tradicionais do país, como Bahia, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR, onde foi campeão estadual. Em 2020, conquistou também o Campeonato Goiano pelo Atlético-GO.
O Tombense será o responsável pelo retorno do treinador ao cenário nacional. Uma das principais forças do interior mineiro, o clube é o atual campeão da Taça do Interior e mira uma temporada de reconstrução após anos de oscilações.
Em 2026, o Gavião-Carcará terá um calendário cheio: disputa o Campeonato Mineiro, integrando o Grupo B, ao lado de América, Betim e Pouso Alegre, além da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro. A expectativa é de que Cristóvão traga sua experiência para consolidar a equipe e buscar campanhas fortes nas três frentes.









































