Zerozero
·7 décembre 2025
De goleada em goleada, Munique tem sido um verdadeiro <i>pesadelo</i> para os clubes portugueses

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·7 décembre 2025

Não é propriamente um segredo/uma novidade que o Bayern München é um dos maiores clubes do mundo. Atualmente no 2º lugar do ranking UEFA, o conjunto alemão concilia, de forma quase única, sucesso interno (tem, entre outros, 33 campeonatos e 20 Taças da Alemanha no palmarés) com conquistas internacionais (as seis Ligas dos Campeões vencidas assim o comprovam).
Centrando atenções no trajeto internacional dos bávaros, até aqui há registo de 32 duelos com equipas portuguesas, com 20 vitórias germânicas, nove empates... e apenas três triunfos dos conjuntos lusos.
Se estes dados, só por si, já colocam o Sporting em sentido para o duelo desta terça-feira (17h45), o desnível acentua-se ainda mais se se tiver em conta apenas os encontros em que o Bayern esteve na condição de visitado.
Nos 15 encontros disputados em Munique, verificaram-se 13 triunfos do conjunto agora comandado por Vincent Kompany e dois empates. Exatamente, nunca houve vitórias portuguesas no reduto die roten.
Mais do que isso, os resultados assumem contornos um tanto ao quanto assustadores.
Prometemos que não estamos a exagerar na proporção negativa com que nos referimos aos jogos das equipas lusas em Munique.
Dissecando as já referidas 15 partidas (duas para a Taça UEFA, 12 para a Liga dos Campeões e uma para a Taça das Taças), houve 49 golos dos alemães e apenas 12 dos conjuntos portugueses. Isto traduz-se numa média de 3,27 golos por jogo do Bayern e numa média de 0,8 golos por jogo das formações lusas.
Ainda neste capítulo da avalanche ofensiva do Bayern, há registo de seis jogos em que os alemães conseguiram marcar pelo menos cinco golos [veja na tabela ao lado].
Pese embora o Sporting seja a única equipa, a par do FC Porto, que conseguiu não perder em casa do Bayern, no caso na fase de grupos da edição de 2006/07 da Liga dos Campeões, a verdade é que os leões são também os detentores da maior goleada sofrida por uma equipa lusa em Munique: 7-1, nos oitavos-de-final da Champions de 2008/09.
Além destes dados, há outros que podemos destacar.
Para começar, o primeiro clube a jogar em Munique frente ao Bayern foi o Vitória FC- seguiram-se Benfica, FC Porto, Boavista, Sporting e Belenenses. Numa eliminatória a contar para a Taça das Taças em 1967, os sadinos começaram por defrontar os bávaros na Alemanha e perderam por 6-2. Por seu lado, no jogo do Bonfim registou-se um empatou a um golo.
Por fim, vale a pena analisar o único encontro em Munique se deu após um triunfo português em solo luso- os outros dois foram no Mundial de Clubes (Benfica 1-0 Bayern, em 2024) e na final da Taça dos Campeões Europeus (FC Porto 2-1 Bayern, em 1987).
Em 2014/15, o FC Porto bateu os bávaros por 3-1 na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões; no entanto, tal como é possível constatar na tabela ao lado, a equipa de Julen Lopetegui foi derrotada por... 6-1.
Conseguirá o Sporting vingar o desaire de há 16 anos e tornar-se o primeiro clube português a triunfar em casa do Bayern?









































