MundoBola Flamengo
·23 juillet 2025
De La Cruz é exposto e comentarista critica Flamengo sobre danos à carreira do jogador

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·23 juillet 2025
Nesta terça (22), mensagens do agora ex-médico do Flamengo, José Luiz Runco, vazaram sobre a situação física do meio-campista De La Cruz. Foi exposto que o jogador possui uma lesão crônica.
O jornalista Henrique Fernandes, do 'Sportv' comentou sobre o assunto e se disse preocupado quanto ao que esse vazamento representa para o Flamengo, principalmente olhando para o lado financeiro.
"Eu fico preocupado com o que esse vazamento pode representar para o Flamengo, financeiramente, claro. A gente não quer que o time tenha prejuízo, a gente quer que os nossos times todos aqui cresçam", analisa.
Apesar de se compadecer com o Flamengo, Henrique não tira a responsabilidade do clube, e determina que em toda essa situação, De La Cruz é a maior vítima.
O jornalista analisa os impactos que isso pode trazer para a carreira do atleta, e como portas podem se fechar por conta desse vazamento.
"Mas para o De La Cruz, principalmente, isso pega muito mal. Um vazamento de informação como essa, para a carreira do atleta, para oportunidades que podem se abrir futuramente para ele, que talvez não se abram. Eu não estou nem pensando tanto no clube, porque o mais prejudicado é o De La Cruz, eu acho", dispara.
O jornalista destaca ainda o nível da informação e como ela era sigilosa, avaliando que DLC obviamente não queria que algo assim fosse vazado, determinando como um "erro importante" do Flamengo.
"Isso é informação absolutamente pessoal, sigilosa, que o De La Cruz com certeza não queria que fosse compartilhada de forma alguma. Então, assim, foi um erro importante no Flamengo, que prejudica principalmente o atleta", diz Henrique Fernandes.
Segundo o jornalista uruguaio Sebas Giovanelli, do jornal El Espectador e da ESPN do Uruguai, o jogador estaria analisando a possibilidade de acionar a justiça. A ideia de entrar com um processo contra o médico está sendo considerada, embora ainda não haja informações concretas sobre os próximos passos. O que se sabe, por ora, é que a situação causou grande incômodo ao atleta, que segue refletindo sobre como proceder.
Sobre o médico José Luiz Runco, Henrique criticou a decisão de conversar sobre algo tão importante num grupo de WhatsApp, ainda mais sendo um profissional tão experiente.
"E o Runco é um médico super experiente, com carreira maravilhosa, não precisa falar sobre isso. Mas na posição que ele tinha... Pô, soltar isso em um grupo, celular, não é conversa privada, gente. Conversa em grupo não é conversa privada, a chance de um vazamento é muito grande", comenta.
José Luiz Runco acabou desligado do Flamengo nas últimas horas. A repercussão de sua declaração vazada gerou forte indignação dentro do elenco — especialmente em De La Cruz — e provocou insatisfação na diretoria e na comissão técnica. O episódio acabou intensificando uma crise já existente entre o setor médico e outras áreas do clube, elevando ainda mais a tensão nos bastidores.