Zerozero
·3 novembre 2025
Dedo de treinador: FC Porto teve golos saídos do banco em mais de um terço dos jogos nesta época

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3 novembre 2025

Borja Sainz fez o 2-1 para os dragões aos 79 minutos e, pelo segundo jogo consecutivo, a turma azul e branca viu um jogador saído do banco resolver um encontro no último quarto de hora de uma partida.
Com estes dados em cima da mesa, o zerozero propôs-se a analisar os 14 jogos e 30 golos marcados pela equipa de Francesco Farioli até ao momento.
Numa perspetiva global e não muito detalhada, existe a perceção que o FC Porto tem conseguido chegar às vitórias por várias vezes com jogadores chamados pelo técnico italiano a subir ao relvado no decorrer dos encontros. Vamos a números.
Nos 14 duelos oficiais da época, os dragões viram suplentes marcar em cinco desses mesmos encontros. São 35,7 por cento das partidas disputadas - mais de um terço do total.
Se olharmos aos golos, falamos em oito tentos certeiros vindos do banco. Do bolo de 30 concretizações azuis e brancas, 26,7 por cento pintam-se com este facto. Passamos a recordá-los.
Ao fazer este levantamento, fica notório que há golos que mudaram o rumo dos jogos.
Contra o SC Braga - a base desta análise - e Moreirense, os suplentes selaram vitórias em jogos que ainda estavam em aberto. Frente ao Salzburg, William marcou aos 90'+3, já nos descontos, para uma importante vitória europeia.
Mesmo quando os golos finais não alteram o resultado - como o de Zaidu frente ao FC Arouca -, serviram para confirmar o domínio vitorioso de uma equipa que apenas foi derrotada pelo Nottingham Forest nesta temporada.
Por isto, há outra questão que se levanta: qual a percentagem de golos marcados pelo FC Porto nos últimos 15 minutos nos 14 duelos da temporada?
Feitas as contas, são seis os tentos certeiros - o que culmina em 20 por cento do bolo total (30) de concretizações. Recordemos.
Estes números refletem que as alterações concretizadas por Francesco Farioli no decorrer dos encontros acabam mesmo por dar frutos com o passar do tempo - ou, neste caso, golos ao cair do pano.









































