Denúncia de racismo feita por Vini Jr. vira alvo de investigação da UEFA | OneFootball

Denúncia de racismo feita por Vini Jr. vira alvo de investigação da UEFA | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·18 février 2026

Denúncia de racismo feita por Vini Jr. vira alvo de investigação da UEFA

Image de l'article :Denúncia de racismo feita por Vini Jr. vira alvo de investigação da UEFA

A Uefa anunciou que abriu uma investigação oficial para apurar as alegações de comportamento discriminatório durante a partida entre Benfica e Real Madrid, válida pelo mata-mata qualificatório da Champions League. A entidade designou um inspetor de Ética e Disciplina para analisar o caso de Vinícius Júnior, que acusou o argentino Prestianni de ter feito injúrias raciais.

“Os relatórios oficiais das partidas de ontem à noite estão sendo analisados. Caso haja alguma reclamação, um processo será aberto e, se forem aplicadas sanções disciplinares, estas serão anunciadas no site disciplinar da UEFA. Não temos mais informações a fornecer nem comentários adicionais a fazer sobre este assunto neste momento”, afirmou a Uefa por meio de um comunicado.


Vidéos OneFootball


O ocorrido aconteceu depois de Vini Jr. ter aberto o placar com um golaço e ido comemorar na direção da bandeirinha de escanteio, próximo de onde estava a principal organizada do Benfica. Após a comemoração, o brasileiro foi advertido com um cartão amarelo pelo árbitro da partida.

Na sequência, o confronto foi interrompido por 11 minutos após o protocolo antirracismo ser acionado pelo árbitro Francois Letexier. Isso aconteceu após o argentino ter feito um comentário racista em direção a Vini Jr. durante o segundo tempo. Além do brasileiro, Kylian Mbappé também afirmou ter escutado o comentário.

As imagens da transmissão mostram que Prestianni cobriu a boca com a camisa enquanto falava algo para Vini. O argentino se pronunciou e negou que tenha feito ofensas racistas ao brasileiro.

Segundo a imprensa espanhola, pessoas ligadas ao caso estão avaliando a comprovação da ofensa racista, mas o caso não vai ser simples. A definição das sanções depende da clareza dos fatos, da consistência das provas, sendo apontadas na súmula, imagens e pelas testemunhas.

Image de l'article :Denúncia de racismo feita por Vini Jr. vira alvo de investigação da UEFA

Discussão entre jogadores do Real Madrid e do Benfica (Foto: Angel Martinez/Getty Images)

Caso Prestianni seja punido pela Uefa, o argentino pode pegar pelo menos dez partidas de suspensão. O artigo 14 do Código Disciplinar da Uefa prevê punições severas para ofensas racistas, que podem chegar a no mínimo dez partidas ou uma penalidade equivalente, desde que o ato seja comprovado. No entanto, a investigação da Uefa não tem um prazo definido para sua conclusão.

Recentemente, não houve casos de punições de racismo que foram comprovados pela Uefa. Em 2020, o ex-atacante Demba Ba acusou o quarto árbitro romeno Sebastian Colțescu de usar uma expressão racista ao se referir a ele, durante o confronto entre PSG e İstanbul Başakşehir. No entanto, a investigação não conseguiu concluir se houve a ofensa

O jogo de volta entre Real Madrid e Benfica está marcado para ser disputado na próxima quarta-feira (25), na capital espanhola Por ter vencido a ida, os Merengues podem empatar para se classificarem para as oitavas de final.

À propos de Publisher