Coluna do Fla
·7 novembre 2025
Depois de elogiar CBF, Abel Ferreira muda de opinião e detona realização de jogo do Palmeiras na Data FIFA

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·7 novembre 2025

Nada como um dia após o outro. Depois de rasgar elogios às mudanças do calendário da CBF em agosto, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, se irritou. Isso porque, a equipe jogará no dia 15 de novembro, contra o Santos, na Data FIFA, com desfalques de jogadores convocados.
— Estamos a discutir títulos e estamos a perder jogadores para fazer amistosos. Há muita coisa a fazer, a mudar, decisões difíceis que têm ser feitas porque isso não pode acontecer, não existe em lugar nenhum do mundo. Será que temos que ajustar o calendário de acordo com o calendário europeu? Não sei -, disse Abel Ferreira.
— Temos que jogar com aquilo que está a passar, mas deveria ser algo de uma reflexão profunda e às vezes é até vergonhoso quando perguntam o que está a acontecer e estamos a perder jogadores pra amistosos. Que não está bem não está. Isso não existe -, acrescentou o técnico.
Durante a convocação para a Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti foi questionado sobre o fato de desfalcar os times em reta final de competição e respondeu que a preparação para a Copa do Mundo é prioridade. Abel Ferreira falou sobre o assunto e discordou da opinião do italiano, que chamou Vitor Roque para amistosos na Data FIFA.
— Há uma série de circunstâncias que são anormais, que não deveriam existir, como o Ancelotti disse muito bem ‘a prioridade é a seleção’, como eu entendo, mas não me parece justo, nem correto, em uma altura dessas estarmos disputando títulos e ficando sem jogadores para as seleções fazerem amistosos, há aqui qualquer coisa que não está bem, não sei o que -, encerrou o português.
Contra o Santos, no dia 15, o Palmeiras não terá Vitor Roque (Brasil) e Flaco López (Argentina). Há ainda a possibilidade de mais desfalques, já que as listas de Paraguai e Uruguai ainda não foram divulgadas. Cenário parecido terá o Flamengo, sem Danilo e Alex Sandro (Brasil), Plata (Equador), Carrascal (Colômbia) e os uruguaios (ainda não revelados) para o embate com o Sport, na mesma data.
Em agosto, a CBF fez ajustes no calendário. O principal deles foi tirar as ‘folgas’ que Flamengo e Palmeiras teriam durante a realização da Copa do Brasil, jogando a reta final do mata-mata para dezembro. O Rubro-Negro emitiu nota criticando a alteração.
Por outro lado, Abel Ferreira rasgou elogios e parabenizou a CBF. No entanto, graças às mudanças efetuadas em agosto, agora Flamengo e Palmeiras terão que jogar desfalcados na Data FIFA.









































