Esporte News Mundo
·10 juillet 2026
Deschamps repete feito de Felipão e amplia legado em Copas do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·10 juillet 2026

Didier Deschamps segue consolidando seu nome entre os maiores treinadores da história das Copas do Mundo. Com a vitória da França por 2 a 0 sobre o Marrocos, pelas quartas de final do Mundial de 2026, o comandante francês alcançou sua terceira semifinal como técnico e igualou um recorde histórico de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, e do alemão Helmut Schön.
Deschamps já havia conduzido a seleção francesa às semifinais nas edições de 2018, quando conquistou o título, e de 2022, no Catar, quando ficou com o vice-campeonato após derrota para a Argentina na decisão. Agora, volta a colocar os Bleus entre os quatro melhores do mundo pela terceira Copa consecutiva.
Além do feito nas semifinais, o treinador também atingiu outra marca expressiva. O duelo contra o Marrocos foi seu 25º jogo em Copas do Mundo como comandante, número alcançado anteriormente apenas por Helmut Schön.
Após a classificação, Deschamps dividiu os méritos com o elenco e destacou a dificuldade de manter a França em alto nível por tanto tempo.
“Agora são três semifinais consecutivas. Parece natural, mas é difícil sempre. É importante ter grandes jogadores. Meu crédito vai para eles. Mas talvez eu faça meu trabalho bem”, afirmou.
O treinador também ressaltou a importância do trabalho realizado pela comissão técnica nos bastidores.
“Tenho alguns princípios, como a vida diária, o trabalho. Algumas coisas podem se repetir, mas não é copia e cola. As situações e condições são diferentes. São muitas coisas que temos que lidar. Tenho um ótimo estafe e tentamos antecipar”, completou.
Felipão alcançou suas três semifinais em Copas comandando duas seleções diferentes. Pelo Brasil, chegou entre os quatro melhores em 2002, campanha encerrada com o pentacampeonato mundial, e em 2014, quando sofreu a histórica derrota por 7 a 1 para a Alemanha. Já por Portugal, levou a equipe à semifinal da Copa de 2006.
O alemão Helmut Schön, por sua vez, comandou a então Alemanha Ocidental nas semifinais de 1966, 1970 e 1974. Depois de um vice-campeonato e de uma eliminação nas duas primeiras campanhas, conquistou o título mundial atuando em casa na edição de 1974.
Na semifinal da Copa do Mundo de 2026, a França enfrentará o vencedor do confronto entre Espanha e Bélgica. Deschamps preferiu não escolher um adversário e destacou o equilíbrio da reta final do torneio.
“Agora vamos nos recuperar e ver quem virá pela frente. Hoje só chegamos à semifinal, amanhã vamos conhecer o adversário. Mas será difícil, é Copa do Mundo. Isto significa que estamos entre os quatro melhores times”, concluiu.







































