MundoBola Flamengo
·28 février 2025
Diretor aponta 'marco' que mudou história do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 février 2025
Discursando em painel do SBC Summit Rio, principal evento de iGaming e apostas esportivas do país, Marcos Senna (diretor de marketing do Flamengo) ressaltou como a austeridade financeira foi importante para o crescimento do clube. A fama de devedor ficou para trás, e o período difícil foi recompensado com taças a partir de 2019.
Segundo ele, não seria possível fazer isso sem focar em sanar o Rubro-Negro financeiramente. Ao abdicar do desempenho esportivo para pagar as dívidas, a diretoria então encabeçada por Eduardo Bandeira de Mello deixou um "marco", disse Senna.
"O Flamengo teve um grupo que chegou há pouco mais de dez anos, 12 anos, e ficou metade desse tempo arrumando o clube administrativamente. O clube pagou mais de R$ 1 bilhão em impostos em quatro ou cinco anos, resolveu entre 500 e 600 dívidas trabalhistas. Foi um marco", afirmou.
E a única forma de fazer isso, de acordo com Marcos, foi convencer a torcida de que o sofrimento valeria a pena. Ao assumir o poder, a diretoria rubro-negra da época tinha como foco a saúde financeira da instituição, o que naturalmente dificultaria os interesses esportivos. Sem esse entendimento, o diretor acredita que esse trabalho seria bastante dificultado.
"O principal mérito de tudo isso foi conseguir ter a coragem de convencer a torcida de que nos próximos anos o time não seria forte. E permaneceu assim, com disciplina, por quatro ou cinco anos. Não é brincadeira um time popular no Brasil fazer isso. Esse foi, na verdade, o grande mérito", apontou.
A responsabilidade fiscal cobrou seu preço, com campanhas difíceis ao longo daqueles anos, mas deu lugar a uma nova realidade. Marcos relembrou o ano de 2019, com títulos de Brasileiro e Libertadores, e apontou ali uma espécie de antes e depois na história rubro-negra.
"Chegou um momento em que o Flamengo começou a ter capacidade de construir um time mais forte, também com o incentivo daquele time maravilhoso do Jorge Jesus, de ganhar muita coisa. Foi um marco ali também, de entrar nessa nova etapa, nesse novo conceito, que foi: 'Arrumamos a casa. Agora, vamos começar a crescer'", explicou.
Por fim, Marcos ainda ressaltou o crescimento de receita do Flamengo ao longo dos anos e destacou a entrada das empresas do ramo de apostas esportivas nessa expansão.
"Vou dar um número: nossa receita hoje, que chamamos de recorrente, aquela que não conta venda de jogador, é exatamente o dobro do que era em 2021. Hoje, o investimento que a gente tem com empresas de apostas equivale, no passado, ao investimento da Globo", finalizou o diretor de marketing do Flamengo.