Central do Timão
·22 janvier 2026
Dirigente da SAF do Fortaleza comenta negociações com o Corinthians e cita conversas ‘calorosas’ com Marcelo Paz

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·22 janvier 2026

O Corinthians vem realizando, nesta janela de transferências, algumas negociações com o Fortaleza. O Alvinegro acertou a chegada do meio-campista Matheus Pereira (27 anos) por empréstimo até o final da desta temporada e, por outro lado, cedeu o volante Ryan, revelado nas categorias de base corinthiana, pelos mesmos moldes, até o término de 2026.
Vale lembrar que o Corinthians conta com Marcelo Paz como executivo de futebol, que foi figura importante na reestruturação do time nordestino entre 2015 e 2025. Em entrevista ao ge.globo, Bruno Cals, presidente do Conselho da SAF do Fortaleza, detalhou as negociações entre os dois clubes nas últimas semanas.

Foto: Matheus Lotif/Fortaleza EC
“Fizemos uma composição de negociação com o Corinthians em relação ao empréstimo com opção de compra do Matheus Pereira, ao empréstimo do João Ricardo, e também à vinda do Ryan. Os clubes já chegaram a um acordo comercial sobre isso. João Ricardo é um belo goleiro, Matheus Pereira é um grande atleta. Consigo manter os dois com o custo financeiro de cada um deles? Não consigo. Não vou ser irresponsável de manter o atleta aqui e depois não pagar”, iniciou.
Além de Matheus Pereira e Ryan, o Corinthians também encaminhou a chegada do goleiro João Ricardo, de 37 anos, por empréstimo até o final desta temporada. O arqueiro, porém, está se recuperando de uma lesão e só poderá se apresentar no Alvinegro após a conclusão dos seus laudos médicos. A expectativa é que o atleta chegue ao Parque São Jorge em março.
Vale lembrar que o Fortaleza acabou sendo rebaixado para a Série B do Brasileirão e precisa reduzir sua folha salarial para disputar a segunda divisão nacional. Conforme adiantado pela Central do Timão, o clube do Parque São Jorge pagará R$ 1,8 milhão pelo empréstimo de Matheus Pereira até o final de 2026 em dez parcelas de R$ 180 mil. Se quiser adquiri-lo em definitivo, segundo o UOL Esporte, terá que desembolsar dois milhões de dólares. De acordo com jornal OPovo, por sua vez, o Corinthians arcará com 100% dos salários do volante Ryan.
“Fizemos uma composição de negociação em que trouxemos um atleta de qualidade técnica muito boa, avaliado pelo futebol, e fizemos o empréstimo, no caso do Matheus Pereira, com opção de compra, sendo que esse empréstimo é oneroso e o Corinthians vai pagar uma quantia mensal para o clube. Em uma negociação só, a gente conseguiu ajustar a nossa base de goleiros em relação à realidade financeira, trazer recursos para o clube e, eventualmente, muito mais recursos lá na frente, se o Corinthians efetivamente exercer a opção de compra do Matheus Pereira. Assim, conseguimos avançar dentro dessa reestruturação que a gente está falando”, continuou.
O dirigente do Fortaleza ainda revelou que Marcelo Paz foi o responsável por conduzir as tratativas entre Corinthians e Fortaleza, juntamente com o CEO da equipe nordestina, Pedro Martins. Bruno ainda revelou uma discussão ‘calorosa’ com o executivo de futebol corinthiano.
“Marcelo Paz é do Corinthians e negociou diretamente com o Pedro Martins. Eu me envolvi com ele em uma negociação quando travou o negócio. De forma muito respeitosa, a gente teve uma discussão bem calorosa, porque estávamos defendendo aquilo que achamos que é melhor para o clube. E conseguimos chegar a uma composição que nós julgamos benéfica para o clube”, finalizou.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Notícias do Corinthians







































