Coluna do Fla
·12 juillet 2025
Dirigente demitido pelo Flamengo admite surpresa com decisão: “Já vivi muita coisa no futebol, mas…”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 juillet 2025
Terminou a passagem de Carlos Noval no Flamengo. Atualmente no cargo de diretor das categorias de base, o profissional, que trabalhou por 15 anos no clube, revelou surpresa com a notícia recebida nesta sexta-feira (11). Em nota oficial enviada à imprensa, o dirigente não escondeu a decepção com o desligamento.
“Infelizmente, meu ciclo chegou ao fim. Admito que fui pego de surpresa. Estava na minha sala no CT quando o Paulo Dutra veio me dizer que não tinha uma boa notícia para me dar, que o presidente tinha mandado me demitir. Perguntei o motivo e ele só me informou que era por uma mudança de filosofia no clube. Na verdade, já vi e vivi muita coisa no futebol e o que aconteceu comigo agora nem deveria me surpreender”, disse Noval.
“Só posso agradecer a todos aqueles que trabalharam comigo por todo esse tempo no Flamengo, ex-presidentes, dirigentes, treinadores, membros de comissão técnica, todos atletas, meninos que ajudei a revelar, funcionários do CT e torcida, nosso bem mais precioso. A vida segue”, acrescentou.
No material enviado pela assessoria de Noval aos jornalistas, portanto, o ex-dirigente do Flamengo destaca mais de 200 títulos conquistados em todas as categorias de base, passando por Mundial, Libertadores, Brasileiros, Copas do Brasil, Cariocas e outros. Além disso, o cartola pontua que ajudou a revelar atletas como Vinicius Jr, Paquetá, João Gomes, Jorge, Samir, Jean Lucas, Reinier, Rodrigo Muniz, Lázaro, Léo Duarte, Yuri César e mais.
Desse modo, fora o trabalho na base, Noval exerceu funções no grupo profissional, entre 2018 e 2024. Ele esteve no cargo de diretor e depois como gerente de transição. Essa não é a primeira mexida nas categorias inferiores do Flamengo. Afinal, o clube demitiu o técnico do sub-20, Cleber dos Santos e fechou com o português Nuno Campos, que solicitou o desligamento no mês passado. Agora, Bruno Pivetti está no comando do time.
Em resumo, no mesmo comunicado de demissão de Noval, o Flamengo informou o substituto: o português Alfredo Almeida. “Com vasta experiência na formação e desenvolvimento de atletas, Alfredo chegou ao clube em janeiro de 2025 e, desde então, vem atuando na estruturação de um projeto de integração entre o futebol profissional e as categorias de base. Agora, após decisão conjunta entre o presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, e o diretor técnico do futebol profissional, José Boto, ele assume integralmente o setor”, anunciou o Flamengo, afinal.