Gazeta Esportiva.com
·15 décembre 2025
Dorival explica como reorganizou Corinthians no intervalo e exalta Hugo: “Diferenciado”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·15 décembre 2025

O Corinthians eliminou o Cruzeiro nos pênaltis neste domingo, na Neo Química Arena, e avançou à final da Copa do Brasil. Após a partida, o técnico Dorival explicou como reorganizou o time no intervalo e celebrou a classificação.
O Timão fez um primeiro tempo ruim e desceu para os vestiários perdendo por 1 a 0. A equipe levou o segundo no início da etapa final, mas encontrou forças para descontar e levar o duelo para os pênaltis. Dorival disse que o time paulista merecia ter pelo menos empatado o jogo.
“Fizemos um plano de jogo, os jogadores acreditaram. O Cruzeiro fez um primeiro tempo em que os primeiros volantes deles passaram a jogar muito, estávamos buscando uma solução. Precisávamos de algo novo no segundo tempo. Tomamos o gol logo no início, foi um pecado. Fizemos um segundo tempo quase impecável. Merecíamos uma sorte um pouco melhor pelo o que apresentamos, pelo volume que tivemos”, analisou o treinador.
“A equipe voltou com uma postura diferente. A mudança foi fundamental, mudamos por completo nosso plano. Tivemos uma aproximação maior, com os jogadores trabalhando por dentro. Tivemos bolas na trave, finalizações frontais. Passamos um aperto grande, mas tivemos organização, não perdemos o equilíbrio”, acrescentou.
Dorival disse que precisou readaptar o plano de jogo do Corinthians após o fim da primeira etapa e buscou melhorar a compactação dos jogadores. Ele também justificou a ausência de Garro e Raniele entre os titulares.
“Não é só conversa, temos que reorganizar. Esse foi o principal ponto. O nosso plano de jogo foi readaptado. Tentamos correções, queríamos uma aproximação maior. O nosso distanciamento estava provocando uma situação desconfortável. Nós melhoramos, tivemos uma compactação melhor, fomos mais objetivos. Na minha concepção, não merecíamos a derrota. As mudanças foram importantes, a entrada dos jogadores nos proporcionou uma nova opção”, avaliou.
“Raniele e Garro não fizeram treinos frequentes, estavam em um processo de retorno. Não poderíamos fazer diferente. Destaco o profissionalismo dos dois, a postura que o Garro teve. Assumiu o papel de capitão, entrou dando tudo o que poderia. Essa é a postura de um profissional”, explicou.
Hugo Souza foi o grande herói da classificação. O goleiro agarrou dois pênaltis e ajudou a colocar o Corinthians na grande final. Em entrevista coletiva, Dorival exaltou o jogador.
“A confiança é grande por parte de todos. É um cara diferenciado, um dos grandes goleiros do futebol brasileiro. Tem um futuro brilhante. Conheço o Hugo há anos, sei da capacidade dele. É um jogador de Seleção. O próprio torcedor se sente muito bem representado tendo um goleiro desse nível”, afirmou.
Em busca do tetra, o Corinthians irá enfrentar o Vasco na decisão da Copa do Brasil. O time de Fernando Diniz eliminou o Fluminense nos pênaltis neste domingo, no Maracanã.
O primeiro jogo da final está marcado para a próxima quarta-feira, 17 de dezembro, com mando do Corinthians. Já partida decisiva será no dia 21, próximo domingo, no Rio de Janeiro.









































