Gazeta Esportiva.com
·16 février 2026
Dorival valoriza classificação do Corinthians, mas prega cautela: “Não chega no melhor momento”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 février 2026

O técnico Dorival Júnior valorizou a classificação do Corinthians às quartas de final do Campeonato Paulista, conquistada com a vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo neste domingo, no Estádio Primeiro de Maio, na última rodada da primeira fase. O gol do triunfo alvinegro foi marcado por André.
“Foi uma classificação difícil, mas a equipe jogou com uma entrega muito grande, procurou se impor dentro da partida, mesmo não tendo a escalação teoricamente titular. Foi uma equipe que manteve a mesma postura que nossa equipe principal vem desenvolvendo dentro de cada partida. Fico feliz por isso, porque você dá oportunidades a jovens valores que vem nos dando uma resposta importante”, disse Dorival.
O Corinthians foi a campo neste domingo com uma escalação alternativa. Dos titulares, apenas Hugo Souza e Matheus Bidu foram titulares. A estratégia da comissão técnica é evitar lesões após o desgaste acumulado com o calendário complicado neste início de ano.
Apesar disso, o Timão acabou perdendo Yuri Alberto. O atacante entrou no segundo tempo, mas sentiu dores na região posterior da coxa esquerda e deixou o campo de maca. Dorival, então, admitiu que o time pode não chegar ao mata-mata no melhor momento possível justamente por conta da questão física.
“[O Corinthians] Não chega no melhor momento. Estamos costurando a todo momento, por isso a necessidade de entrar com a escalação que tivemos hoje, até porque daqui alguns dias depois estaremos em campo jogando uma fase decisiva de Paulista. É muito complicado, para nós que estamos aqui desse lado, essa sequência de jogos misturando competições importantes, em que você tem que pontuar sem abrir mão do jogo seguinte”, avaliou.
“Um pouco diferente das outras equipes, como foi o caso do São Bernardo hoje, que não atuou no meio de semana, tivemos um jogo desgastante com o Bragantino. Vamos nos reconstruindo a cada momento, a cada rodada, chegando amanhã e observando aqueles que estão dentro do departamento médico e vendo se estarão aptos para a partida seguinte. É dessa forma que vamos procurando refazer o time para os próximos compromissos”, acrescentou.
Gustavo Henrique e Memphis Depay, por exemplo, sequer foram relacionados para o compromisso contra o São Bernardo. Ambos foram preservados pela comissão técnica.
“Os dois saíram para treinamentos, assim como já aconteceu com Hugo, Gabriel, vai acontecer futuramente [com outros atletas]. Aconteceria com o Matheus [Pereira] caso não tivesse tomado o terceiro amarelo. Temos que tentar nesses intervalos resgatar um pouquinho do que não tivemos no início da temporada. Por isso essas lesões nos preocupam muito”, justificou o treinador
Dorival também rasgou elogios a André. O volante, que era dúvida para a partida até o horário da partida por uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, se recuperou rapidamente e não só ficou à disposição, como foi decisivo para o resultado. No segundo tempo, bateu de primeira da entrada da área e guardou.
“Me surpreendeu, foi importante o retorno. Só liberamos quando tivemos a segurança de que ele poderia estar apto a treinamentos. Estamos tendo todo cuidado possível para que não haja uma nova lesão em cima da anterior. Nem sempre conseguimos ter as decisões pontuais de casa atleta, mas no caso dele foi um trabalho muito bem elaborado e um retorno bem trabalhado para que pudesse estar em condições hoje. Fico feliz de vê-lo desenvolver um futebol que tem chamado a atenção. Sinto nele um garoto bem tranquilo, humilde e com potencial de crescimento muito grande”, exaltou o comandante.
André, vale lembrar, foi promovido ao profissional justamente sob o comando de Dorival Júnior. O garoto soma apenas 20 partidas na equipe principal do Timão, com quatro gols marcados, mas já atua como um veterano.
“Mais uma vez, André fez um gol. Vem chamando a atenção pelas atuações, não só pelos gols, mas muito pela maneira que vem se comportando, com poucos jogos na equipe profissional, mas já passando a impressão de ter uma vivência dentro da equipe. Espero que ele mantenha essa postura”, concluiu.
Com o resultado, o Corinthians garantiu uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista. O Timão encerrou a primeira fase na quinta colocação, com 14 pontos conquistados – foram três vitórias, três empates e duas derrotas em oito rodadas.
Agora, com o novo formato do Paulistão, o Corinthians irá encarar a Portuguesa nas quartas de final, programadas para o próximo fim de semana. Data e horário do clássico ainda serão definidos pela FPF (Federação Paulista de Futebol), mas o mando será da Lusa, que terminou uma posição acima do Timão na primeira fase.









































