Gazeta Esportiva.com
·11 décembre 2025
Dorival valoriza vantagem do Corinthians, mas pede cuidado: “Está em aberto”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 décembre 2025

Dorival Júnior valorizou a vantagem do Corinthians sobre o Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o Timão venceu a Raposa por 1 a 0 no Mineirão e agora joga pelo empate na Neo Química Arena para ir à decisão. O treinador, entretanto, vê o confronto em aberto e pede cuidado.
“O jogo do final de semana será ainda mais pesado. O resultado está em aberto. Temos uma vantagem importante, mas o Cruzeiro é uma equipe excelente, muito bem treinada”, disse o técnico em entrevista coletiva.
“Todo cuidado é pouco. Temos que ter essa consciência. Teremos um jogo muito similar no fim de semana. Sinceramente, é uma vantagem muito importante, mas se entrarmos pensando em defendê-la vamos correr um risco muito grande. Precisaremos de algo a mais para consolidar nossa classificação. Entrega não vai faltar”, prometeu.
O comandante do Corinthians admitiu que a derrota de 3 a 0 para o mesmo Cruzeiro, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, trouxe ensinamentos ao time. Ele acredita que a equipe entrou em campo muito mais concentrada do que na partida anterior.
“Todo jogo traz ensinamentos, ganhando ou perdendo. Às vezes passa desapercebido, mas uma vitória ou uma derrota de 3 a 0 traz muitos detalhes que buscamos corrigir. Não ficamos parado. O importante é que estamos consciente do que queremos, do trabalho que está sendo desenvolvido. Nossa preocupação é responder o nosso torcedor”, afirmou Dorival.
“Houve uma sintonia especial de todos. Alguns resultados não vinham acontecendo no Campeonato Brasileiro, nos preocupava. Tínhamos volume, mas o resultado final não acontecia. Houve uma concentração muito maior, isso é um detalhe importante, mas não é único. Foi uma série de situações, a participação do torcedor e a entrega de todos para que alcançássemos esse resultado importante”, acrescentou.
Dorival evitou falar sobre a parte tática para não dar pistas ao Cruzeiro pensando no jogo de volta, mas rebateu críticas direcionadas a ele após a campanha ruim do Corinthians no Brasileirão. Ele ressaltou a importância de acreditar no trabalho e transmitir confiança aos jogadores.
“Depois do último jogo que fizemos aqui, ouvimos muitas coisas. É natural. As avaliações foram em cima do que aconteceu, mas temos que ter confiança no nosso trabalho, naquilo que estamos construindo. Mesmo nos jogos que jogamos bem, mas acabamos perdendo e não tivemos reconhecimento, ficamos quietos e continuamos trabalhando. Acho que esse é o caminho”, disse o treinador.
“Tivemos n dificuldades ao longo da temporada, tentei explicar. Muitos fingem entender, outros menosprezam o entendimento, então para mim tanto faz como fez. O importante é você confiar em você. Crítica é o que o ser humano sabe fazer. Me desculpa, mas critica quem não tem capacidade de criar. Estamos aqui para trabalhar. Se as pessoas não entendem processos, não sou eu que vou tentar explicar. Que continuem criticando. Vamos seguir fazendo da forma que sabemos. Graças a Deus é a sexta semifinal que estou participando. As críticas? Que continuem fazendo. Para mim pouco importa“, finalizou.
Com o resultado, o Corinthians joga pelo empate na segunda partida, na Neo Química Arena, para avançar à grande final do torneio. Uma derrota alvinegra por um gol de diferença leva o duelo para os pênaltis. Já um revés por dois ou mais gols classifica o Cruzeiro.
Do outro lado da chave, Vasco e Fluminense iniciam a disputa por uma vaga na decisão nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã.









































