É irmão de estrela da Seleção e luta pelo título de artilheiro na distrital de Lisboa | OneFootball

É irmão de estrela da Seleção e luta pelo título de artilheiro na distrital de Lisboa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·19 février 2026

É irmão de estrela da Seleção e luta pelo título de artilheiro na distrital de Lisboa

Image de l'article :É irmão de estrela da Seleção e luta pelo título de artilheiro na distrital de Lisboa

Nuno Mendes já não passa despercebido no paradigma nacional, nem mesmo internacional. As constantes exibições de gala pela seleção nacional e pelo PSG dão o rótulo de 'estrela' ao jovem jogador, sendo este considerado por muitos o melhor lateral esquerdo da atualidade. 

Todavia, há outro elemento da 'família Mendes' a brilhar, ainda que 'longe dos holofotes': Bruno Mendes, o irmão mais velho do internacional luso, é destaque na distrital de Lisboa, estando de 'pé quente' na presente temporada.


Vidéos OneFootball


Ao serviço do CSD Bairro da Boavista, o avançado é, atualmente, o melhor marcador da Série 1 da 2.ª Divisão de AF Lisboa, numa equipa que está longe dos lugares cimeiros da competição. Como tal, o zerozero foi investigar o percurso do jogador de 26 anos, de forma a entender se o futebol está mesmo entranhado nos genes da família 'Mendes'.

Ora futebol, ora futsal: uma escolha difícil

Corria a temporada 2009/10 quando Bruno - também por Ramírez - fez a sua estreia competitiva pelo Lisboa e Águias, então com 11 anos. A grande parte do caminho de formação foi 'pedalado' no clube em questão, excetuando duas épocas em que esteve inserido num contexto diferente. Afinal de contas, relvado não foi o único palco do 'matador'.

O prazer pelo futsal também se manifestou em tenra idade, com as portas do emblema em que atua nos dias que correm a abrirem-se em 2013/14. Após uma temporada, o atacante voltou a trocar as sapatilhas pelas chuteiras. No entanto, o regresso aos pavilhões não tardou: entre 2016 e 2019, Bruno atuou pelos sub-19 dos Leões Porto Salvo e nos seniores da Academia Johnson.

No seguimento de um ano afastado de ambas as modalidades, tudo faria crer que os capítulos da história de Bruno no desporto tinham chegado ao fim. Contudo, em 2021, o CSD Bairro da Boavista 'convenceu' Ramírez a 'fazer as pazes' com o futebol - no mesmo ano em que o irmão mais novo saiu do Sporting e assinou pelo colosso francês.

A estreia ocorreu na Ronda Preliminar da Taça da AF Lisboa, diante do A dos Cunhados, e não podia ter corrido melhor. Apesar de haver um 'Deco' em campo, o protagonista foi mesmo Bruno Mendes. O então camisola 11 anotou o único golo da partida perto do apito para o descanso e carimbou a passagem da equipa para a próxima etapa da prova (1-0)

Em apenas seis aparições, o ponta de lança marcou uns impressionantes oito golos, com destaque para o 'póquer' apontado na receção ao Carcavelos. Embora a prestação individual e coletiva tenha sido excelente, a subida para o segundo degrau da Distrital de Lisboa só ficou consumada no ano posterior, em que Bruno contribuiu com seis golos.

Ramírez em cena? Toma lá uma sardinha!

Depois de ter rubricado o seu nome na lista dos marcadores em seis ocasiões distintas em 2024/25, Bruno Mendes está a atravessar agora um dos melhores momentos da carreira. Como titular indiscutível da turma comandada por Ricardo Nabais, Bruno já contabiliza 11 tentos na conta pessoal.

O hattrick frente ao Fontainhas cimentou o lugar do jogador de 26 anos nas escolhas iniciais e a verdade é que a aposta tem 'dado frutos'. Até ao momento, ninguém festejou mais vezes do que Bruno no campeonato, que lidera o ranking de artilheiros - fruto das 11 finalizações certeiras num menor tempo de jogo.

Contudo, a luta pelo prémio individual é feroz, já que Tiago Fonseca, do GDS Cascais, e Luís Ferreira, da AD Oeiras, seguem com o mesmo registo.

O '99' esteve afastado da convocatória nos últimos quatro compromissos da equipa que ocupa o 12.º lugar da tabela classificativa, mas a questão fica no ar: conseguirá Bruno Mendes ser o melhor marcador da Série 1 da 2.ª Divisão da AF Lisboa?

À propos de Publisher